terça-feira, 27 de março de 2012

Olimpíadas (nacionais) de Oratória 2012

        No passado dia 22 de março, alguns alunos da Escola Secundária de Porto de Mós (ESPM) participaram nas Olimpíadas de Oratória, realizadas em Torres Novas, na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes.
     Este projeto nasceu em Torres Novas no ano transato com a união de vontades de três escolas (Escola Secundária Maria Lamas, Escola Secundária Artur Gonçalves e Escola  Básica Manuel de Figueiredo) que se juntaram para eleger o melhor orador, o aluno que se destacava na arte de bem falar em público.
      Este ano foi pela 1ª vez realizado a nível nacional, tendo tido uma forte adesão de muitas escolas de todo o país. Antes da final foram realizadas eliminatórias a nível de turma e de escola e foram eleitos os melhores oradores de cada ano, para representarem o nosso concelho na grande final a realizar na cidade berço desta iniciativa - Torres Novas. Todo o empenho e empreendedorismo das professoras coordenadoras Isabel Carvalho e Helena António e dos Alunos permitiram levar esta iniciativa avante e tornaram a participação da nossa escola nestas Olimpíadas uma realidade. Neste evento, além da ESPM, participaram escolas de outros pontos do país, como Albufeira, Lousada, Fermentelos, Ferreira do Zêzere, Coimbra, Peniche e Batalha. A participação da nossa escola revelou-se bastante positiva! Trouxemos para Porto de Mós  dois primeiros lugares e dois segundos! A aluna Mariana Coelho do 8ºE foi eleita campeã nacional do seu ano, tal como Adriana Carreira que foi também considerada a melhor oradora, tendo-lhe sido atribuído o título de campeã nacional de Oratória 2012 para o 9º ano. Os alunos Maitê Furtado do 10ºCPTSaúde e Marco Franco do 12º ficaram classificados em 2º lugar nas categorias às quais concorreram. A apresentação dos finalistas do secundário esteve ainda a cargo de dois alunos da nossa escola, Adriana Vazão do 11ºB e André Silva do 11ºA que, através de trocadilhos, expressões idiomáticas e provérbios relativos à oratória divertiram o público, tendo cumprido exemplarmente a sua tarefa.
       É de salientar todo o empenho e todo o trabalho desenvolvido por estes alunos e professores que aceitaram este desafio, tendo agarrado a oportunidade de mostrar que na nossa escola há alunos talentosos que têm, sem a mais pálida sombra de dúvida, o dom de falar para uma plateia.
      Chegámos, vimos e vencemos! Foi um desafio extremamente interessante e enriquecedor a nível cultural e cívico! Uma experiência para repetir!

 Adriana Vazão, 11ºB

quarta-feira, 21 de março de 2012

Olimpíadas




Parlamento dos Jovens



Os nossos alunos do  Ensino Básico  e Secundário estão de PARABÉNS!
Realizou-se nos dias 19 e 20 de março, em Leiria, a eliminatória distrital do Parlamento dos Jovens. Os nossos alunos foram eleitos para representarem o distrito na Assembleia da República.
PARABÉNS!
FORÇA!
CORAGEM!

Em breve dar-vos-emos notícias mais desenvolvidas sobre esta atividade.

segunda-feira, 19 de março de 2012

A escritora Isabel Amaral no Tojal



No dia 8 de março e inserido na semana da leitura, a EB1 e Jardim de infância do Tojal de Cima, em parceria com a BECRE, promoveram um encontro com a escritora Isabel R. Amaral.
As turmas prepararam a sua vinda ao longo de toda a semana e no final todos os seus trabalhos foram expostos na entrada da escola, tornando este espaço mais agradável acolhedor e apelativo a boas leituras.
A autora, natural da Nazaré, passou a tarde na escola, respondeu a perguntas colocadas pelos alunos, autografou os livros adquiridos, interagindo com estes, aguçando-lhes a curiosidade e o gosto pela leitura de uma forma simpática e divertida.
                                                                               O corpo docente



sexta-feira, 9 de março de 2012

DESFILE DE CARNAVAL 2012


O Pólo Educativo de Serro Ventoso, participou por mais um ano consecutivo no desfile carnavalesco de Serro Ventoso, no dia de Carnaval. A nossa participação baseou-se no projeto anual a desenvolver por esta escola intitulado "A galinha Ruiva".
Neste âmbito, os alunos do Pré-escolar desfilaram caracterizados de pintainhos, apresentando uma coreografia intitulada "Pintainho Amarelinho". Por sua vez, os alunos do 1º Ciclo desfilaram caracterizados de galinhas e galos, apresentando a coreografia  "A Galinha Pintadinha". Concorremos, pela primeira vez a um prémio, na categoria de "Foliões", do qual fomos vencedores.
Claro que a rainha da nossa participação foi a  Galinha Ruiva que desfilou dentro de uma capoeira, num pequeno carro alegórico conduzido por um dos alunos e decorado pela Associação de Pais do Pólo Educativo, formada recentemente.
Foi uma participação muito colorida e animada que a todos agradou.



Os meninos do Tojal brincaram ao carnaval



No dia 17 de Fevereiro, na escola do Tojal de Cima, alunos, professores e auxiliares, organizaram-se num desfile carnavalesco, cheio de cor e fantasia.
Era grande a animação de todos os disfarçados ao desfilarem pelas ruas da localidade.
A comunidade assistiu, colaborou e aplaudiu.


O corpo docente

terça-feira, 6 de março de 2012

Alunos mais velhos padrinhos dos mais novos




A fotografia está pouco nítida, pois a fotógrafa estava emocionada.
Foi um belo dia, aquele que juntou os caloiros do 7ºC com os veteranos do 12º C. Houve danaça, música, poesia, entrevistas, pinturas e até uma espécie de Trivial da literatura. 
Culminaram as atividades com um saboroso lanche e com o Bolo do Batizado. Sim, os caloiros tiveram um batismo simbólico e os finalistas do 12º foram os seus padrinhos. À pastelaria PORTOMOSENSE que gentilmente ofereceu o bolo os nossos agradecimentos. 
Aos alunos "Miúdos & Graúdos" os meus parabéns. Estiveram à altura do desafio!




Feira do livro e exposições variadas

Os artesãos expõem na nossa Escola

Encontro com o autor do manual de Língua Portuguesa do 7ºano


segunda-feira, 5 de março de 2012

Natal Solidário


           Este ano letivo, a Escola do 1º Ciclo e o Jardim de Infância de Fonte do Oleiro organizou o cabaz “Natal Solidário”, para ser entregue a uma instituição que o encaminhou a famílias necessitadas.
Por ser muito importante que as crianças conheçam outras realidades para além da sua, sejam orientadas para compreenderem as desigualdades que existem entre as pessoas e ainda para valorizarem a solidariedade,  foi-lhes proposto compartilhar um pouco com quem tem menos, dando bens essencais.
A recolha de bens essenciais excedeu as expetativas, pelo que foi possível fazer três cabazes.
Estes cabazes foram entregues a um representante e alguns alunos da CERCILEI  de Porto de Mós na festa de Natal do estabelecimento de ensino.

        A educadora e as professoras
do Estabelecimento de Ensino de Fonte do Oleiro



Carnaval em Fonte do Oleiro


        Para festejar o Carnaval foi realizado, no dia 17 de fevereiro, um desfile pelas ruas da localidade de Fonte do Oleiro. Nele  participaram, animadamente,  alunos, professores e auxiliares  mascarados.
A concentração do desfile ocorreu no adro da igreja paroquial com uma significativa adesão por parte da comunidade educativa. A atividade terminou, na escola, com um lanche convívio entre todos.
 O corpo docente do J. I. / E. B. 1
                                                    de Fonte do Oleiro




Ação de Sensibilização “Regras de Segurança Pública e na utilização da Internet”


No âmbito da Jornadas Culturais do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós, o corpo docente da Escola e Jardim de Infância de Fonte do Oleiro promoveu  uma Ação de Sensibilização, intitulada “Regras de Segurança Pública e na utilização da Internet”, apresentada pela equipa da Escola Segura da GNR,  na sala da biblioteca escolar, no dia 1 de março, pelas 18 horas.
 A ação decorreu com a presença do sr. presidente da Junta de Freguesia de S. João Baptista, de uma representante do Agrupamento de Escolas e de um número significativo de encarregados de educação e de alunos.
A ação correspondeu às expetativas, pois a intervenção dos agentes da GNR revelou-se pertinente, acessível e elucidativa. É de salientar a participação interessada de todos os presentes.
O corpo docente agradece a colaboração dos agentes da Escola Segura e a presença de toda a comunidade educativa.
O corpo docente do J. I. / E. B. 1
                                                     de Fonte do Oleiro

sexta-feira, 2 de março de 2012

Carnaval



O Carnaval é o período de festas do ano lunar, com origens na Antiguidade e recuperadas pelo Cristianismo, que começava no dia de Reis e acabava na quarta-feira de cinzas. O período de Carnaval era marcado pelo “adeus à carne” ou “carne vale” dando origem ao termo “Carnaval”.
Carnaval caracteriza-se por festas, divertimentos públicos, bailes de máscaras e manifestações folclóricas.
O Carnaval é celebrado em diversos países, cada um à sua maneira. Um dos mais famosos Carnavais é o de Veneza, caracterizado pelas suas máscaras que demonstram beleza e riqueza. Esta celebração também é muito famosa no Brasil, com grandes desfiles de samba. Na Alemanha, as pessoas saem à rua com máscaras exóticas, que relembram antigas personagens, que são resultado de um trabalho artesanal com muita minúcia e paciência. Em Portugal, o Carnaval celebra-se de diferentes maneiras, sendo muito popular o de Trás-os-Montes, onde é tradição os homens mascararem-se de “Caretos” (uma espécie de  criaturas de outro mundo, com grandes chocalhos à cintura e que perseguem as raparigas solteiras). Para além destes países e regiões, o Carnaval é festejado em muito outro locais, com tradições diferentes.

                                                                                  
                                                                                                                                          Luísa

Vinda de Escritor




 
 No dia  treze de dezembro, esteve presente no ginásio da escola, o  escritor José Fanha para dar uma sessão aos alunos do quinto ano. Estes alunos estiveram envolvidos nas seguintes atividades: exploração de algumas das obras do autor; exposição alusiva às obras do mesmo; dramatização de uma das obras e recitação de poemas do autor. Os alunos também cantaram uma canção do mesmo em articulação com a disciplina de Educação Musical. Esta atividade implicou a leitura  e exploração de obras do autor, tais como: A namorada japonesa do meu avô; Zulaide  e o poeta (Pássaros de Lata)… A atividade foi considerada excelente, pois decorreu muito bem e sem constrangimentos.









Visita de Estudo a Lisboa


No passado dia 24 de Janeiro , as turmas de 6ºano acompanhadas pelos professores  da Escola Básica 2 Dr. Manuel Oliveira Perpétua, foram fazer uma visita de estudo a Lisboa para assistir  a  uma peça de teatro sobre a obra «Ulisses», no auditório do colégio São João de Brito. Nesta viagem,  também foram visitar o Mosteiro dos Jerónimos.



               














Um dos motivos que levou à realização desta visita de estudo foi o facto de estar a ser trabalhada a obra «Ulisses» de Maria Alberta Menéres na aula de Língua Portuguesa. Relativamente à visita do Mosteiro, os alunos tiveram oportunidade de conhecer  um pouco mais a sua  história , como por exemplo, saber quem foram os arquitetos que o projetaram,  o estilo utilizado, em quantas fases foi construído e para que serviu, além de outras curiosidades.
Nesta visita de estudo também se conseguiu ver o Monumento aos Descobrimentos.

Antes de entrar no Mosteiro dos Jerónimos, as turmas puderam dirigir-se a uma antiga pastelaria de Lisboa e saborear um dos mais famosos doces portugueses: os pastéis de Belém. 
A visita de estudo foi muito agradável, e contribuiu bastante para aprofundar os conhecimentos dos alunos. 

Época de sonhos e esperanças
   Quando chega a época do Natal, com ela chega também a vontade de partilhar, de presentear, de comunicar e de desejar “Boas Festas”. Assim sendo, os alunos de EMRC, de todas as turmas do ciclo, durante a penúltima semana de aulas do período, realizaram um postal de Natal, decoraram-no ao seu gosto e partilharam-no com um colega da sua escola. A troca foi feita na última semana de aulas do 1ºperíodo. Esta atividade ajudou a relembrar que o Natal é também a época de troca de emoções, sonhos de esperanças, porque existe a certeza da Luz que ilumina o nosso caminho…