sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Presépio



No âmbito da comemoração da época natalícia, os alunos desta escola, em conjunto com as professoras de EV/ET criaram um presépio no átrio da escola, na última semana de aulas. Foram utilizados os seguintes materiais: barro, esferovite, tecido e palha. Esta atividade permitiu a todos entrar no espírito natalício.


 

MEGA ATLETA

Mega salto mega sprints e mega lançamento
 No dia 11 de janeiro, pelas 14h, realizou-se o  “Mega Atleta” , no pavilhão gimnodesportivo .Nesta atividade participaram os 5º, 6º e 7º anos.
 Todos os alunos foram devidamente equipados e acompanhados pelos professores de Educação Física.
 Nestas provas foi feito o apuramento dos melhores atletas nos 40 metros e o melhor atleta do salto em comprimento e lançamento de peso por escalão e sexo.
 Os alunos selecionados para participar no Mega Atleta –fase CLDE ,a realizar no dia 12 de março em Leiria, foram os seguintes:
MEGA LANÇAMENTO: Infantis A e B:
Gonçalo Pereira-5ºF; Beatriz Bernardo – 5º C;
MEGA KM : Infantis A e B:
Daniel Oliveira, 5ºC; Diana Rafael, 5ºE; José Correia, 6ºD
MEGA SALTO: Infantis A e B:
Iara Silva, 5º C; Tiago Cordeiro, 5ºD
MEGA SPRINTER: Infantis A e B:
Tomás Santos 5º C; Miguel Vieira, 5º E; Joana Gomes, 5ºE; Luísa Montez, 5ºA; Miguel Silva, 6ºD.

Troca de Postais de Natal


No final do 1º período, nas aulas de Moral, realizamos alguns postais de Natal.

Dias depois, tirámos à sorte um postal de outro colega e lemo-lo em voz alta, para toda a turma.

No fim da aula, agradecemos aos nossos colegas pelos belos postais que nos ofereceram com muito carinho a desejar-nos um feliz Natal com muita magia, felicidades e muita alegria. Esta atividade permitiu-nos conhecer e falar com novos colegas.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Duas Visões da Visita de Estudo a Lisboa do 9ºano

No dia 20 de novembro, os nossos casacos lutavam contra o frio da tarde e a porta de Museu da Eletricidade sorria-nos, dando-nos passagem.

O simpático guia acompanhou-nos até uma sala, onde nos foram explicadas algumas experiências sobre eletricidade, nomeadamente a produção de energia elétrica a partir de limões e metais.

Todos nós acreditávamos saber o que é a eletricidade: ”eletricidade é uma forma de energia muito utilizada no nosso dia-a-dia”. Comprovamos então, que o processo era bastante mais complexo. Desde a entrada do carvão na fábrica, até à formação de energia, muitas outras etapas, que nos eram completamente desconhecidas, foram-nos dadas a conhecer.

Mergulhados nesta “história” fomos seguindo os passos do nosso guia e ouvindo atentamente as suas palavras recheadas de sabedoria.

Após a sua explicação, precipitámo-nos para uma divisão, onde nos divertimos imenso a realizar experiências pitorescas.

Entre sorrisos cativantes e gritos de espanto silenciosos, o “passeio” tinha chegado ao fim.

Foi uma boa experiência e nas nossas mentes ficou também a esperança de lá voltar.

Mariana Coelho 9ºD

Mariana Pinto 9ºD 
No passado dia 20 de novembro, os alunos do 9º ano, realizaram uma visita de estudo até Lisboa no âmbito das disciplinas de Língua Portuguesa, Geografia, e Ciências Físico-química.

Nesta viagem os alunos tiveram a oportunidade de visitarem o Mosteiro dos Jerónimos, onde assistiram à encenação de uma das obras de Gil Vicente, “O Auto da Barca do Inferno”, obra esta objeto de estudo nas aulas, e tiveram igualmente a oportunidade de visitarem o museu da eletricidade.

As diversas turmas que integram o 9º ano foram distribuídas entre a parte da manhã e a parte da tarde pelos dois lugares a visitar.

Na hora de almoço todas as turmas se juntaram, no jardim dos Jerónimos, e tiveram a possibilidade de irem comprar os tradicionais pastéis de Belém.

No final chegaram a Porto de Mós satisfeitos pois usufruíram de um dia social e culturalmente interessante.  

Ana Carolina 9º C

 



quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Dia de Reis em Serro Ventoso

 

No dia 4 de janeiro festejamos o Dia de Reis.
Ora vejam como!!!
Aprendemos a história dos Reis Magos;
Fizemos coroas de reis e rainhas;
Cantamos os reis,
Confecionamos bolo rei;
Comemos bolo rei e ainda levamos para casa!
Hum, que delícia!!!

 
                             Pólo Educativo de Serro Ventoso 

 

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Concurso Nacional de Leitura

Decorreu, na nossa escola, no passado dia 9 de janeiro a primeira fase de seleção do Concurso Nacional de Leitura.
Do 3º Ciclo estiveram presentes sete alunos (7º e 8º anos) e do Secundário três (10º ano).
Os alunos do 3º ciclo foram questionados acerca das obras lidas «A árvore» de Sophia de Mello Breyner Andresen e «História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar» de Luís Sepúlveda. 


Os do Secundário prepararam «Amor de Perdição» de Camilo Castelo Branco e «O Jogador» de Fiódor Dostoyévsky.


Após uma prova oral e outra escrita foram selecionados para a fase distrital os seguintes alunos:

3º Ciclo:                                                                               Secundário:
-Luís Carreno                                                                      -Diana Venda
-Inês Pedro                                                                         -Adriana Carreira
-David Cordeiro                                                                 -Cláudia Rodrigues


segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Chegou o Dia de Reis


                                            Dia de Reis

O Dia de Reis é celebrado de forma diferente em alguns países, como Espanha, França Portugal, Brasil, entre outros.
Em Portugal e também noutros países, com tradições semelhantes, as pessoas que moram em pequenas aldeias costumam ir cantar as janeiras de porta em porta recebendo, em troca, doces, salgados, ...
Em Espanha é costume as crianças deixarem os sapatos na janela, com erva, antes de dormir para que os camelos dos Reis Magos se possam alimentar e retomar a viagem. Em troca os Reis Magos deixariam doces que as crianças encontram, em vez da erva, após acordarem. A tradição também consiste em comer Bolo Rei, no interior do qual se encontra uma fava e um brinde escondidos. A pessoa que encontra a fava deve pagar o Bolo Rei no ano seguinte.
Na França e também noutros países francófonos come-se a “Galette des Rois” onde também encontram um brinde no seu interior. A galette também costuma trazer uma coroa e quem encontrar o brinde será rei e será coroado.
No Brasil esta tradição é comemorada com festas onde são servidos doces e comidas típicas das regiões. Há ainda festivais com grupo de músicos e dançarinos que cantam músicas referentes ao Dia de Reis.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Clube Europeu


Visita de Estudo
Foi no dia 12 de dezembro às 7:30h da manhã que o Clube Europeu foi numa visita de estudo ao Norte do país.

Começámos por visitar o Piódão, uma aldeia rural em que a base de construção das casas é, principalmente, xisto.
 Seguidamente, partimos em direção à Serra da Estrela, onde almoçámos ao sabor de um vento gélido e de um frio de rachar! As temperaturas exteriores eram tão baixas que, não as aguentando, entrámos no centro comercial onde alunos e professores puderam comprar lembranças e provar alguns queijos e presuntos típicos da zona.

Já no final, quando estávamos praticamente na hora de ir embora, começou a nevar e, como tal, todos ficámos muito contentes. É claro que aproveitámos a oportunidade e começámos logo a atirar bolas de neve uns aos outros.
Com muita pena nossa, mas porque horas são horas e tínhamos a partida, em direção a Seia, marcada, tivemos que abandonar as brincadeiras. Ao chegar esperámos por um comboio que nos levou diretamente ao Museu do Pão. Aí foram-nos explicados todos os processos para o fabrico de pão, a sua utilidade, e a evolução deste ao longo dos anos. No fim tivemos também uma experiência com a massa do pão em que fizemos a nossa própria lembrança do museu que depois trouxemos para casa.
    
Com um sorriso de felicidade, principalmente daqueles que nunca tinham visitado a Serra da Estrela nem nunca tinham visto neve, regressámos a Porto de Mós, por volta das 20:00h.
Carolina Antunes e Cintia Lage