segunda-feira, 20 de julho de 2015

Uma aluna, um projeto, muitos agradecimentos




            Logo no início do ano letivo 2014/2015, manifestei à minha professora de Química o interesse que nutria em concorrer a um concurso que incitava à criação de um projeto que se enquadrasse no domínio da banda das radiofrequências: o Prémio FAQtos. Não sendo, de todo, perita na matéria, atraía-me particularmente a dimensão do desafio que nos era lançado, a nós, estudantes do Ensino Secundário: longe de se restringir à elaboração de um relatório teórico e explicativo, o repto desta iniciativa radicava no «desenvolvimento de metodologias de projeto», a fim de potenciar o aprimoramento de «competências no exercício de uma cidadania ativa e o espírito crítico e criativo» (ver Regulamento).
            Em outubro de 2014 inscrevi-me a este concurso nacional com «Eletromagnetiza-te!», um projeto de índole científico-pedagógica cujo objetivo último passa por produzir e divulgar conteúdos que, de uma forma apelativa e dinâmica, interpelem os jovens, em particular, e os façam perspetivar a Ciência à luz de um novo ângulo de visão. O espetro de ação de «Eletromagnetiza-te!» abrange um conjunto diversificado de itens que pretendem colmatar as diferentes metas originalmente propostas aquando da candidatura, focando-se na versatilidade das radiofrequências e nas respetivas aplicações modernas (Telecomunicações, Radioastronomia, Medicina Estética e Indústria), bem como a eventuais danos provocados no ambiente e na saúde humana.
           

domingo, 12 de julho de 2015

Atividades Seguranet


A nossa escola participou nas Atividades Seguranet 2014/2015. As atividades que consistiram em desafios lançados ao longo do ano, permitiram uma utilização mais segura, crítica e esclarecedora da Internet e, mais uma vez, fomos uma das escolas vencedoras a nível nacional dos Desafios SeguraNet.
A escola agradece o empenho de todos os professores e alunos envolvidos nos desafios Seguranet, nomeadamente aos alunos das disciplinas de Tecnologias da Informação e Comunicação e Aplicações Informáticas B e às três turmas do curso profissional Técnico de Multimédia.
Parabéns a todos!

Professora Teresa Faria

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Visitas de estudo do Curso Profissional de Técnico de Multimédia


No decorrer do segundo período, no âmbito das disciplinas de Técnicas de Multimédia; Design de Comunicação e Audiovisuais; Projeto e Produção Multimédia, as turmas do 2º e 3º ano do Curso Profissional Técnico de Multimédia, realizaram duas visitas de estudo: uma visita de estudo à RTP – Rádio e Televisão de Portugal e ao MUDE – Museu do Design e da Moda, e outra, à SIC – Sociedade Independente de Comunicação e Museu das Comunicações – Casa do Futuro, ambas, em Lisboa. Na RTP foi proporcionado ao grupo, uma visita guiada ao mundo da rádio e da televisão, onde tiveram a oportunidade de conhecer o Museu, os estúdios de rádio, os estúdios de televisão e produção. No MUDE, o grupo visitou três exposições, nomeadamente: "De Matrix a Bela Adormecida", que percorre os 30 anos de carreira do figurinista, António Lagarto; a coleção “Topázio – 140 anos de Prata”, que mostra criações de Joana Vasconcelos, Nuno Baltazar, Didier Faustino, Dino Alves, Sam Baron, Fernando Brízio, Marco Sousa Santos, Dino Gonçalves, Nini Andrade Silva, Cristina Santos e Silva, Rodrigo Oliveira, Teresa Lundahl e Toni Grilo, e por último a exposição “Por detrás das sombras”, que apresenta uma seleção de cerca de 400 óculos e destaca as principais marcas, estilos, autores e alterações nas formas e materiais que marcaram a evolução dos óculos dos anos 1950 até à atualidade. Na SIC, participaram no programa em direto “Queridas Manhãs”. Na parte da tarde, também tiveram a possibilidade de conhecer os estúdios de televisão e produção, proporcionando um contato direto aos formandos com uma das possíveis saídas profissionais. Na Casa do Futuro o grupo, do 3º ano, tomou contacto com a noção de sustentabilidade, com as novas tecnologia e com a possibilidade de controlo a partir do sistema “cloud computing”. Esta exposição é, desde 2003, uma das exposições permanentes do Museu das Comunicações, dedicada ao conhecimento das novas tecnologias - equipamentos, aplicação e serviços avançados - num espaço de habitação. É espaço onde o conceito de futuro é permanentemente atualizado, beneficiando do trabalho em parceria com diferentes instituições ligadas ao setor da inovação tecnológica. Os formandos revelaram bastante interesse nas visitas de estudo.

 As formadoras, Sónia Coelho e Teresa Faria



Oficina de Culinária Adaptada

Ao longo deste ano letivo os alunos que frequentam a Sala de Transição – S20 da Escola Secundária de Porto de Mós desenvolveram o projeto “Oficina de Culinária Adaptada”, que procurou ir ao encontro da realidade específica destes alunos e trabalhar diferentes domínios da aprendizagem.
A oficina de culinária apresenta-se como um recurso pedagógico funcional no processo de inclusão e aprendizagem, tornando-se uma estratégia de promoção da qualidade das aprendizagens e de melhores desempenhos.
Em termos operacionais, a ação delineada apontou no sentido de contribuir para a construção do conhecimento, recorrendo a receitas adaptadas em SPC.
Em algumas sessões também se juntaram a nós os alunos que frequentam a Sala de Ensino Estruturado da Corredoura.
Da atividade ficam as fotos, que apresentamos.

Sala de Transição

Da ideia de construir uma sala adaptada a alunos que beneficiam da medida Currículo Específico Individual surgiu o projeto “Sala de Transição – S20”.
E agora? O que fazer? Como fazer?
O desafio estava lançado. Imensas ideias surgiram… E foi dar asas à imaginação.
As imagens falam por si.
Obrigado a todos que contribuíram para a concretização deste espaço que em muito alegra aqueles que diariamente trabalham nele!
Como disse Nelson Mandela: “A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo.” Aprender é sentir, viver, experimentar… superar desafios e frustrações!
Ficou a vontade de continuar a fazer mais e melhor para poder fazer a diferença.
Parabéns a todos!

A docente de Educação Especial
Neusa Ferreira




EB Cumeira - Dia da Criança

Ontem, dia de 1 de junho, foi o nosso Dia.

Além de lembrarmos que  existem no mundo, milhares de crianças sem direito à saúde, à educação, ao conforto e ao aconchego de uma casa ou família, comemoramos o Dia Mundial da Criança, de forma diferente. Com a ajuda das nossas professoras, funcionárias, e com o patrocínio do Intermarché 


Menção Honrosa



                           

Oferta Formativa do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós


No passado dia 5 de junho, durante o período da manhã, as turmas do 9ºano do Agrupamento tiveram a oportunidade de conhecer, de forma um pouco diferente, a oferta formativa do nosso Agrupamento, para o Ensino Secundário:

Curso de Ciências e Tecnologias
Curso de Línguas e Humanidades
Curso de Ciências Socioeconómicas
Cursos Profissionais de:
Técnico de Auxiliar de Saúde;
Técnico de Eletrónica Automação e Computadores;
Técnico de Gestão;
Técnico de Multimédia.
Técnico de Proteção Civil;
Técnico de Restauração – Restaurante/ Bar.


Para documentar o momento ficam aqui algumas das fotos que foram tiradas pela aluna Ana Vicente.


Atividades do Culbe Europeu - 2014-2015

                                   Atividadesclubeeuropeu2014 2015 from Natercia

Clube Europeu - Aveiro – encanto e sedução


No dia 21 de maio, participámos numa visita de estudo deslumbrante a Aveiro, organizada pelo Clube europeu do qual fazemos parte desde que viemos para o sétimo ano. Este clube, que é o mais frequentado da nossa Escola, prepara muitas atividades que realizamos ao longo do ano.
Rumo ao Centro Europe Direct
Chegados a Aveiro, visitámos o Centro Europe Direct, onde pudemos descobrir mais informações sobre a Europa, assistindo a uma sessão sobre o Ano Europeu para o desenvolvimento. Esta atividade foi apresentada por uma jovem italiana que se encontra a fazer voluntariado em Portugal. Nós desconhecíamos a existência destes centros, mas ficámos a saber que eles estão espalhados por toda a Europa e que até temos um em Leiria.
Pelos canais de barco moliceiro
Seguidamente, andámos de moliceiro e aprendemos muito sobre a história da Ria de Aveiro, além de outras curiosidades sobre os barcos e as suas características. Ficámos a saber que eles apresentam decorações muitas vezes inspiradas na anatomia das mulheres e frases muito provocatórias. Também descobrimos neste passeio inúmeras casas antigas e típicas desta região.
Workshop - Ovos moles
Depois, fomos ver a fábrica artesanal -Maria da Apresentação, onde são produzidos os ovos moles desde 1882. Apreciámos especialmente esta parte da visita porque adoramos ovos moles e foi interessante saber como eles são elaborados. Assim, pudemos confecioná-los e comê-los, logo de  seguida.

À descoberta do Aliança underground Museum
Finalmente, fomos ao “Aliança underground Museum” que apresenta oito exposições diferentes da coleção Berardo. Também gostámos deste momento da visita, apesar do intenso cheiro a vinho e a outras bebidas lá fabricadas.
Adorámos ter ido a Aveiro não só por andar nos moliceiros como também por ir no autocarro com os nossos melhores amigos. Na nossa opinião, foi uma visita de estudo muito agradável e engraçada, foi mesmo muito bom. Esperamos poder continuar a frequentar o Clube Europeu e agradecemos às professoras do Clube por esta maravilhosa oportunidade.
Diana Vendeiro, Diogo Martins, Gabriel Amado e Hugo Santos

OPINIÕES

Eu acho que é  bom para a população ficar mais informada sobre os assuntos europeus.
Eu gostei especialmente da exposição em que vimos pedras preciosas, pelas quais eu sou superapaixonado.
Gabriel Amado


Gostei da sessão com a Frederica porque achei o tema interessante e quero que o nosso mundo se desenvolva em igualdade.
Diana Vendeiro


Eu adorei o passeio pelos canais porque conheci Aveiro e porque é muito relaxante ouvir o som do barco a rasgar a água.
Diana Vendeiro


Em geral, gostei muito desta visita e adorei a fábrica dos ovos moles porque são deliciosos e eu sou um grande apreciados deste doce.
Diogo Martins


Fomos a uma casa de ovos moles e eu ofereci-me para experimentar a fazê-los. Foi espetacular!Eu gostei mais das Caves Aliança porque nunca tinha visto um espaço assim tão grande.
Hugo Santos


A sensação de andar de moliceiro foi fantástica!

Beatriz Francisco

CLUBE EUROPEU - GONÇALO CADILHE EM PORTO DE MÓS


No âmbito das comemorações do Dia da Europa - 9 de maio e do desenvolvimento do projeto « Viagens - entre a realidade e o sonho», o Clube Europeu da Escola Secundária de Porto de Mós organizou  uma exposição  que esteve patente no recinto escolar e convidou  Gonçalo Cadilhe para um Encontro com os alunos, no dia 14 de maio.
Portugal ficou a conhecê-lo em 1992 quando publicou a sua primeira reportagem de viagens, na revista Grande Reportagem de Miguel Sousa Tavares. Em 2002, ele iniciou uma viagem à volta do mundo, percorrendo trinta e oito países, durante dezanove meses, e publicando crónicas semanalmente no jornal Expresso.
De então para cá, Gonçalo Cadilhe tem continuado a publicar textos, livros na Imprensa nacional e a realizar documentários para a Televisão portuguesa, tendo vencido a primeira edição do Prémio de Jornalismo de Viagens, em 2011.
Atualmente, aos muitos livros que tem publicado, fruto das viagens que efetuou, junta um projeto de autor denominado – Um Dia na Terra.

A sessão que decorreu na Escola Secundária de Porto de Mós desdobrou-se em várias atividades, preparadas pelos alunos do 8º ano, desde a declamação do poema Pedra Filosofal de António Gedeão , à apresentação oral da biografia do convidado e de uma mala de viagem seguindo os seus conselhos até a um momento musical “Wonderwall” dos Oasis , tudo pareceu contribuir para o incentivo ao sonho  e o embarque para esta “viagem”.
A primeira sugestão deste viajante profissional  foi a descoberta de outras realidades e hábitos de vida , tendo por base uma mostra fotográfica intitulada «As casas do Gonçalo pelo Mundo».
Foi um momento único para conhecer as histórias deste escritor e para “viajar” por diversos países e culturas de todo o mundo. Esta aventura teve como destinos as Filipinas, a Polinésia Francesa, a Indonésia  (ilhas de Mentawai), a Namíbia (Fish River Canyon),o Mali (Falésias de Bandiagara), etc.
Também, ficámos a conhecer o modo de vida de um divertido africano, proprietário de uma singular pensão, em que os clientes dormem no terraço ao ar livre, debaixo de um mosquiteiro.
De seguida, num ambiente informal e de diálogo, o convidado respondeu às questões dos alunos, destacando a importância do Ser em detrimento do Ter, do papel da escola na educação dos jovens e do respeito pelas culturas dos outros povos.


A extraordinária capacidade de viajar pelo mundo profissionalmente e de comunicar de uma forma direta e divertida deste convidado tornaram este encontro num momento ímpar e único, em que se fez a apologia da amizade, da partilha e do respeito pela dignidade humana.