sábado, 7 de março de 2020

A Saga da "Saga"




«Quando eu morrer voltarei para buscar / os instantes que não vivi junto do mar» escreveu Sophia de Mello Breyner Andresen.
O mar e a água são temas recorrentes da obra de Sophia, também presentes no conto «A Saga» estudado nas aulas de Português das escolas do Agrupamento. Por isso, a Biblioteca Escolar preparou uma sessão para todas as turmas de 8.º ano com várias atividades relacionadas com esta obra em que a água também estivesse presente, mesmo se em sentido figurado. 
Assim, os alunos tiveram de pescar numerosos peixes com informações que lhes permitiram completar várias tarefas relacionadas com o texto. 





No final, e porque Hans, o herói da história, viaja pelo mundo através do mar, também os alunos puderam viajar “no seu mundo”, que é o espaço da escola, momentaneamente transformado em planisfério, procurando produtos típicos dos continentes calcorreados por Hans. Conseguiu-se assim sistematizar alguns conteúdos lecionados pelos docentes de Português fora do espaço da sala de aula e de forma divertida.






Sem comentários:

Enviar um comentário