terça-feira, 27 de março de 2012

Olimpíadas (nacionais) de Oratória 2012

        No passado dia 22 de março, alguns alunos da Escola Secundária de Porto de Mós (ESPM) participaram nas Olimpíadas de Oratória, realizadas em Torres Novas, na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes.
     Este projeto nasceu em Torres Novas no ano transato com a união de vontades de três escolas (Escola Secundária Maria Lamas, Escola Secundária Artur Gonçalves e Escola  Básica Manuel de Figueiredo) que se juntaram para eleger o melhor orador, o aluno que se destacava na arte de bem falar em público.
      Este ano foi pela 1ª vez realizado a nível nacional, tendo tido uma forte adesão de muitas escolas de todo o país. Antes da final foram realizadas eliminatórias a nível de turma e de escola e foram eleitos os melhores oradores de cada ano, para representarem o nosso concelho na grande final a realizar na cidade berço desta iniciativa - Torres Novas. Todo o empenho e empreendedorismo das professoras coordenadoras Isabel Carvalho e Helena António e dos Alunos permitiram levar esta iniciativa avante e tornaram a participação da nossa escola nestas Olimpíadas uma realidade. Neste evento, além da ESPM, participaram escolas de outros pontos do país, como Albufeira, Lousada, Fermentelos, Ferreira do Zêzere, Coimbra, Peniche e Batalha. A participação da nossa escola revelou-se bastante positiva! Trouxemos para Porto de Mós  dois primeiros lugares e dois segundos! A aluna Mariana Coelho do 8ºE foi eleita campeã nacional do seu ano, tal como Adriana Carreira que foi também considerada a melhor oradora, tendo-lhe sido atribuído o título de campeã nacional de Oratória 2012 para o 9º ano. Os alunos Maitê Furtado do 10ºCPTSaúde e Marco Franco do 12º ficaram classificados em 2º lugar nas categorias às quais concorreram. A apresentação dos finalistas do secundário esteve ainda a cargo de dois alunos da nossa escola, Adriana Vazão do 11ºB e André Silva do 11ºA que, através de trocadilhos, expressões idiomáticas e provérbios relativos à oratória divertiram o público, tendo cumprido exemplarmente a sua tarefa.
       É de salientar todo o empenho e todo o trabalho desenvolvido por estes alunos e professores que aceitaram este desafio, tendo agarrado a oportunidade de mostrar que na nossa escola há alunos talentosos que têm, sem a mais pálida sombra de dúvida, o dom de falar para uma plateia.
      Chegámos, vimos e vencemos! Foi um desafio extremamente interessante e enriquecedor a nível cultural e cívico! Uma experiência para repetir!

 Adriana Vazão, 11ºB

2 comentários:

  1. Parabéns pelas vitórias, mas sobretudo pelo gosto que manifestaram pela oratória cumprindo regras e tempos... algo que muitos adultos não conseguem fazer... talvez porque não tiveram esta oportunidade que agora vocês concluíram com êxito. Fantástico!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns a todos os intervenientes nestas olimpíadas.
    Falar em público e manter o público interessado sobre o que se está a comunicar, não é tarefa fácil! Por isso os meus parabéns a todos os participantes e aos vencedores também, claro :)
    Abraços
    Graça Duarte

    ResponderEliminar