domingo, 3 de fevereiro de 2013

Visita de estudo do 12º ano


No âmbito da disciplina de Português, no passado dia 28 de janeiro, os alunos do 12º ano da Escola Secundária de Porto de Mós, juntamente com os professores responsáveis pela disciplina, foram até Lisboa assistir à peça “Navegar- Camões, Pessoa e o V Império”, pela companhia Éter produções e,  posteriormente, conheceram a Fundação Champalimaud/ Center For The Unknown e a Fundação José Saramago.

Tal como tantas outras visitas feitas anteriormente a propósito da disciplina de português nos três anos de frequência do ensino secundário, esta foi fundamental para o estudo de Os Lusíadas, de Luís de Camões e de Mensagem, de Fernando Pessoa (e seus heterónimos) bem como para um futuro estudo da obra de José Saramago Memorial do Convento. A passagem pela Fundação Champalimaud teve um encanto especial, pois a grande maioria dos alunos frequentam o curso de ciências e tecnologias.

A observação da peça permitiu conhecer duas realidades -  a do século XVI, um Portugal vivido e “cantado” por Camões e a realidade do seculo XX de Fernando Pessoa que,  com ajuda de todos os seus heterónimos, exalta as vivências e experiências da época em questão, aspirando por um novo  mundo e um novo império. Com a mistura destas duas realidades e vivências foram percetíveis as semelhanças entre as épocas e a importância que as obras de ambos os artistas tiveram sobre a sociedade e o mundo no presente.


A ida à fundação de José Saramago, vulgarmente conhecida por “Casa dos Bicos”, permitiu um conhecimento prévio e aprofundado do autor bem como das suas obras, tendo um importante papel para o estímulo do estudo da obra maior deste autor premiado com o Nobel da Literatura, tendo sido complementar da realizada anteriormente, onde havíamos visto uma representação de Memorial do Convento.

 Por fim, a visita à Fundação Champalimaud tornou-se importante para conhecer uma realidade diferente daquela a que os alunos estão habituados, sendo que o contacto com cientistas brilhantes que trabalham com o intuito de investigar e evoluir na área da oncologia e da neurociência ajudou a formar ideias nas nossas mentes e a criar desejos para o futuro.

Ao longo de todos os anos de frequência desta escola, e em jeito de balanço uma vez que estou a terminar a minha caminhada por estas paragens, os professores incentivaram e prepararam visitas de estudo para ajudar a transmitir os ensinamentos obrigatórios e fundamentais, com intuito de incentivar a aprendizagem e o gosto pela disciplina em questão. Mais uma vez, esta visita não foi realizada com outro propósito, sendo que a disciplina de português é de extrema importância. Assim, salienta-se o resultado bastante positivo que este género de atividade tem sobre a aprendizagem dos alunos.

Em suma, os conhecimentos adquiridos ao longo da visita enunciada constituíram um importante suporte cultural e cientifico para a aprendizagem da matéria referente ao programa anual de português.

Jornalista - Catarina Pinheiro

Fotojornalista – Mariana Pedro

12º A

Sem comentários:

Enviar um comentário