Na atualidade a escola desempenha diversos
papéis na construção ativa do conhecimento, pelo que o JI/EB1 de Corredoura
aderiu no presente ano lectivo 2012/3, ao Projeto Comenius/ eTwinning, em
parceria com as escolas e jardins-de-infância de Itália, Suécia, Espanha,
França, República Checa e Inglaterra.
Trata-se de um Projeto Europeu, cujos
objetivos se traduzem, entre outros em:
·
Melhorar o conhecimento da Europa e
compreender e valorizar a diversidade cultural e linguística dos alunos e
professores;
·
Fomentar nos alunos a aquisição de atitudes
básicas para a vida assim como as competências básicas para o desenvolvimento
pessoal e o exercício de uma cidadania europeia ativa;
·
Reforçar, através de trabalho colaborativo e
interdisciplinar, o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), a
dimensão e ação educativa europeia
·
Trabalhar colaborativamente a animação da
leitura em parceria com as Bibliotecas Escolares;
·
Desenvolver a motivação para a aprendizagem
de línguas europeias modernas;
·
Aumentar a autoestima e confiança dos alunos
participantes.
Que de forma interdisciplinar e transversal visam
a aquisição por parte dos nossos alunos, de competências na promoção das suas
aprendizagens, partilha de saberes, a cooperação, a criação de parecerias com
diferentes agentes/empresas/organizações/autarquias da comunidade envolvente,
que contribuirão decisivamente para a concretização dos objectivos do projecto.
Foram realizadas duas viagens de trabalho
pelos docentes à Republica Checa e Reino Unido. O contacto com outras
realidades permite sem dúvida um alargar de horizontes e uma mais valia para os
nossos alunos pelas experiências que são partilhadas de diversos modos,
nomeadamente videoconferências, troca de “monstros”, partilha de histórias e outros trabalhos.
A ação educativa contribuirá, de acordo com
os objetivos atrás mencionados, para a construção de uma sociedade mais justa e
cívica se a mesma se desenvolver em colaboração com outras realidades, onde a
partilha de experiências e a troca de práticas pedagógicas promovam o
envolvimento dos alunos na construção de saberes. O nosso estabelecimento de
ensino é peculiar uma vez que frequentam o mesmo, crianças de vários estratos
socioculturais, crianças de etnia cigana e de diferentes origens de
proveniência (nacionais e estrangeiros).
Por
ser uma escola multicultural e entendendo a educação como um processo em
constante construção, não poderíamos deixar de aceitar participar neste
trabalho, de modo a desenvolvermos nos nossos alunos outras competências que
incluídas no currículo nacional vão para além do mesmo.
Sem comentários:
Enviar um comentário