quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

O Dia Internacional da Língua Materna, 21 de fevereiro


Existem cerca de 6000 línguas faladas no mundo, estando metade destas quase a desaparecer. Assim, a  UNESCO propõe a recuperação das línguas ameaçadas –a  língua portuguesa  é uma das línguas mais faladas no mundo, por isso não se encontra nesta situação.
O Dia Internacional da Língua Materna, 21 de fevereiro - reconhecido formalmente pela 
Assembleia Geral das Nações Unidas, é comemorado desde 2000, embora instituído pela UNESCO em 17 de novembro de 1999




Com esta efeméride pretende-se promover a diversidade cultural linguística; alertar para as tradições linguísticas e culturais; encorajar o ensino na língua materna, facilitando a luta contra o analfabetismo e contribuir para a qualidade da educação.
Esta comemoração teve a sua origem no Dia do Movimento da Língua celebrado em Bangladesh desde 1952.
O Conselho Geral, órgão supremo da UNESCO, reconheceu o papel que tem a língua materna, não só no desenvolvimento da criatividade, da capacidade de comunicação e na elaboração de conceitos, como também no facto de que as línguas maternas constituem o primeiro vetor da identidade cultural.



A  UNESCO, dentro deste espírito, decidiu explorar os elos entre línguas e livros. Os livros são uma força em prol da paz e do desenvolvimento que deve estar nas mãos de todos. Também são ferramentas cruciais de expressão que ajudam a enriquecer as línguas ao mesmo tempo que registram as suas mudanças ao longo do tempo. Neste tempo de novas tecnologias, os livros permanecem como instrumentos preciosos, de fácil manuseio, robustos e práticos para  a partilha do conhecimento, entendimento mútuo e abertura do mundo para todos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário