sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

AEPMOS em Mafra


 
No passado dia 14 de janeiro de 2016 as turmas dos Cursos Profissionais do 12º ano da Escola Secundária de Porto de Mós realizaram uma visita de estudo ao Palácio Nacional de Mafra com o objetivo de contactarem com o espaço romanesco de Memorial do Convento de José Saramago.

No período da manhã tivemos o privilégio de poder assistir a uma representação teatral que transpõe para o palco a obra do único Nobel da Literatura Português da qual sobressai a maravilhosa história de amor entre Baltasar Sete-Sóis e Blimunda que, ao passar a viver com Baltasar, adquire o apelido de Sete-Luas. A personagem feminina tem o dom de conseguir ver as pessoas por dentro e irá capturar as suas vontades para ajudar a concretizar o sonho do Padre Bartolomeu de Gusmão de voar.

Infelizmente o tempo não esteve do nosso lado e à hora de almoço o Pedro não perdoou, pois esteve sempre uma chuva e um nevoeiro aborrecidos, embora o tempo não tivesse feito esmorecer a boa disposição.

Da visita guiada à tarde destacamos o bom humor das guias que nos orientaram no percurso e nos foram dando indicações, não só acerca do Palácio em si, mas também do modo de vida das pessoas nos séculos XVIII e XIX do qual se destacam sobretudo as diferenças em termos de higiene pessoal uma vez que as pessoas tinham horror à água, achavam que esta tirava a camada protetora da pele e facilitava a propagação das doenças; outro pormenor interessante era o facto de dormirem recostados para que o sangue não lhes subisse à cabeça, provocando-lhes, segundo as superstições da época, a morte. “A cereja no topo do bolo” foi a visita à Biblioteca Joanina do Palácio Nacional de Mafra considerada uma das mais belas do mundo e que tem um acervo de 30 mil obras das mais variadas línguas. Os livros são mantidos intactos graças a uma colónia de morcegos que comem os insetos que poderiam destruir o papel.
 
 
Concluindo, “Foi uma visita muito interessante” nas palavras de Milene Rafael, em que “aprofundámos os nossos conhecimentos” segundo João Santos e “é um lugar que merece nova visita” rematou Cláudia Vale.

Jornalistas: Turma do 12º CPB1 e CPB2
Fotógrafos: Carina Santana e Milene Rafael   

Sem comentários:

Enviar um comentário