terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Ecos da Matemática

No âmbito da disciplina de Matemática foi proposto aos alunos a atividade “Ecos da Matemática”. Esta consiste numa procura de associações à Matemática na área da literatura, música, entre outras.
Neste sentido apresenta-se o segundo trabalho realizado por mais um grupo de alunos do décimo primeiro ano da Escola Secundária de Porto de Mós.


Uma Casa na Pradaria – Volume 2
Autor: Laura Ingalls Wilder
Publicações Europa América
Título: Uma Casa na Imensa Pradaria
Citação (retirada da página 78):
“Depois de pregar duas tábuas, o pai pôs–se em cima delas. Colocou e pregou mais duas tábuas , até ao topo das traves. A aresta de cada tábua ficava sobreposta na aresta da que estava por baixo. Em seguida recomeçou do outro lado da casa e colocou o telhado todo desse lado.”
Este livro conta a história de uma família, em 1860, que vive no território próximo de Wisconsin na América. Relata as adversidades que esta família de quatro membros atravessa nesta época. As guerras entre índios e colonos são muito frequentes obrigando a família a mudar-se constantemente, como tantas outras.
Esta citação marca o momento da chegada à grande pradaria, no território de Oclaoma, após uma recente mudança. Após a viagem, a família instala-se, iniciando-se a construção da casa.
Achámos interessante este excerto, introduzir o conceito de “aresta”, termo matemático. Por outro lado, a construção desta suposta casa implica o uso de diversos conceitos matemáticos, dos mais básicos a alguns mais complexos, tais como elementos de geometria e a posição relativa das tábuas de modo a proteger o interior da habitação da chuva. É evidente um pensamento matemático, embora elementar.

Trabalho elaborado por:
Andreia Pereira, nº2, Carolina Vitorino, nº8, Joana Alves, nº14 do 11ºA

Sem comentários:

Enviar um comentário