terça-feira, 14 de março de 2017

Olimpíadas da Língua Portuguesa


As Olimpíadas da Língua Portuguesa são um projeto iniciado na Direção-Geral da Educação (DGE), no ano letivo de 2012/2013, em parceria com o Agrupamento de Escolas Aurélia de Sousa (AE Aurélia de Sousa) e a Associação de Professores de Português (APP), tendo em vista incentivar o bom uso da língua portuguesa pelos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.
Nos anos letivos de 2012/2013 e de 2013/2014, a iniciativa teve lugar enquanto projeto-piloto, circunscrevendo-se, no 1.º ano de realização, a 5 escolas da Direção de Serviços da Região Norte, e alargando-se, no ano subsequente, a 25 escolas, distribuídas pelo território nacional.
Na 3.ª edição das Olimpíadas da Língua Portuguesa, em 2014/2015, a DGE passou a ter como entidades parceiras o Plano Nacional de Leitura (PNL), a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), o AE Aurélia de Sousa e a Escola Secundária de Camões. A iniciativa decorreu, pela primeira vez, a nível nacional.
No ano letivo de 2015/2016, a Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE) associou-se à iniciativa, na qual participaram, pela primeira vez, as Escolas Portuguesas no Estrangeiro.
A competição tem duas fases, cada uma delas com dois escalões:
a) O escalão A para os alunos do 3.º ciclo do ensino básico;
b) O escalão B para os alunos do ensino secundário
As V Olimpíadas da Língua Portuguesa têm como  objetivos gerais:
a)  Contribuir para o desenvolvimento de uma atitude crítica de toda a comunidade educativa, face ao uso do Português padrão;
b)  Aumentar o interesse dos alunos pelo conhecimento da norma-padrão do Português Europeu;
c)  Promover a educação linguística no ensino básico e no ensino secundário; d) Fomentar a conservação de um património cultural veiculado através da língua;
e) Incentivar o espírito de rigor e de excelência.
Como objetivos específicos:
a)  Realizar uma competição nacional de língua portuguesa para os alunos do 3.º ciclo do ensino básico e para os alunos do ensino secundário;
b) Proporcionar oportunidades de partilha e de reflexão para estudantes e professores de Português quer dos estabelecimentos de educação e de ensino em Portugal quer da rede de Escolas Portuguesas no Estrangeiro.                                      
No presente ano letivo, o Agrupamento de Escolas de Porto de Mós associou-se pela primeira vez a esta competição, inscrevendo 50 alunos do 3º ciclo (38 da ESPM e 12 ESMA) e 46 do secundário, num total de 96 alunos que realizaram a prova no passado dia 10 de março.

Sem comentários:

Enviar um comentário