quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Episódio 1 - Igreja de São Pedro


No passado dia 9 de novembro iniciámos a atividade de descoberta da vila de Porto de Mós, integrada na iniciativa mais abrangente “ À Descoberta do Concelho”, proposta pelo Conselho Pedagógico. Assim, decidimos começar pela Igreja de São Pedro, exemplar barroco que se destaca no património da vila. Pretendemos, assim o tempo permita, nas próximas sessões continuar a exploração do património riquíssimo de Porto de Mós

Vamos integrar as recolhas já efetuadas no Episódio 1, a que chamamos "Igreja de São Pedro". 
                                          
Igreja de S.Pedro

A Igreja de São Pedro, cuja construção remonta ao século XVIII, é de estilo barroco. Fez parte do Convento dos Agostinhos Descalços entre 1676 e 1834, tendo como patrono São Pedro. 
Destacamos, no interior desta igreja, um belo conjunto de imagens e dois painéis de azulejos que ilustram, um a pesca milagrosa e o outro a entrega, por Jesus, das chaves a São Pedro. O altar e o retábulo, também do século XVIII, são constituídos por mármores em tons de preto, rosa e amarelo. A imagem do santo padroeiro é um exemplar único, feito na Índia, com madeira de Nova Goa, em 1867. Para além do altar-mor há a destacar dois altares colaterais um dedicado a Nossa Senhora da Conceição e outro onde se encontra o sacrário. Os altares laterais são dedicados respetivamente a Nossa Senhora das Dores, a S. José, a Nossa Senhora de Fátima e ao Sagrado Coração de Jesus.
No exterior realçamos a torre da igreja, que é  constituída por quatro sineiras e se  encontra reforçada por cunhais de cantaria.

Atualmente, no exterior de todo o conjunto arquitetónico, foi colocada a imagem de Nossa Senhora de Fátima com os pastorinhos, para assinalar a comemoração do centenário das Aparições em Fátima.


Diana Ferreira, Maria Beatriz e Mariana Fonseca 
       







































Fotos de Mariana Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário