terça-feira, 12 de dezembro de 2017

A viajar também se aprende! Visita de Estudo




        
No dia 14 de novembro, as três turmas do 7.º ano da Escola Secundária de Mira de Aire, efetuaram uma visita de estudo a Porto de Mós, durante o período da manhã.
A atividade foi programada pelas professoras de Português, com a participação das professoras de História, e teve como objetivos relacionar o estudo da lenda O Castelo de Faria, de Alexandre Herculano, com o Castelo e a lenda de D. Fuas Roupinho, entender a literatura como veículo de saberes transversais, promover a interdisciplinaridade, conhecer o património local e estimular os alunos para as aprendizagens.
A visita foi gratuita, pois os alunos deslocaram-se no autocarro camarário e na carrinha da Escola, conduzida pelo professor Manuel Cruz, o que foi ótimo. Todos tinham folhetos informativos e um guião, tendo de estar atentos, fotografar diversos pormenores e tomar notas para elaborar uma notícia (pois também estudamos este tipo de texto).
A primeira etapa da visita de estudo decorreu no Castelo de Porto de Mós. Aqui os alunos percorreram espaços que já foram salas residenciais, com destaque para a varanda panorâmica -chamada  loggia, viram alguns vestígios romanos, anteriores à construção do castelo, visitaram as torres, as masmorras, puderam ver de perto brasões, os famosos coruchéus, ameias e besteiras (reconhecendo termos abordados nas aulas). Depois passaram junto à atual sede da Junta de Freguesia de S. João Baptista que terá sido a morada de D. Fuas Roupinho, alcaide do castelo de Porto de Mós e seguiram até ao Museu Municipal. Foi o segundo ponto alto da visita de estudo, pois é realmente fantástico e muito interessante. Os alunos viram vários objetos antigos ligados ao quotidiano das pessoas, à agricultura, à indústria, peças de vestuário, dinheiro, etc., rochas da região e uma riquíssima coleção de minerais, onde se destacava um diamante. A visita terminou com uma passagem pela Praça da República e pela rotunda onde se encontra a escultura de D. Fuas Roupinho no seu cavalo.
Foi uma visita muito divertida, importante e útil, na qual todos os alunos aprenderam um pouco mais sobre o seu passado e conheceram ao vivo o património local.
Aconselhamos todos a partirem “À descoberta do Concelho”, o tema aglutinador do nosso Agrupamento.

 Alunos do 7.ºB da ESMA


Sem comentários:

Enviar um comentário