domingo, 16 de dezembro de 2018

Natal





O Natal é uma época de união, partilha, amor e alegria. Este é um conceito repetido inúmeras vezes, mas não deixa de corresponder à verdade.
Agregado a esta época tão especial e importante está todo o espírito natalício, que tem como pilar a partilha, não só entre pessoas que nos são mais próximas como também entre pessoas que desconhecemos. A solidariedade torna-se natural pois, como sabemos, trata-se de uma celebração universal, nas suas diversas formas e, como tal, a esperança de que todas as famílias e comunidades celebrem o Natal sem preocupações superficiais nos corações eleva-se, resultando numa união característica à época.
O Natal é, sobretudo, feito de amor. Amor ao próximo, aos amigos, à família, à natureza ou até mesmo às luzes que enfeitam as ruas. Por vezes, no entanto, tendemos a apegar-nos particularmente ao amor material. Este amor constitui um sentimento válido, mas não relevante, até porque, em Natais futuros, é mais fácil recordar determinada ação que tenhamos feito para auxiliar de alguma forma o próximo, do que nos lembraremos de algo que outrora recebemos.
Este espírito natalício está presente em todos, mesmo que subtilmente, e através dele é-nos possível crescer e melhorar imenso enquanto ser humano que somos. Devemos esforçar-nos para que os valores intemporais do Natal permaneçam eternamente e se intensifiquem cada vez mais. É de crucial importância que o espírito natalício faça permanentemente parte do espírito humano.
Beatriz Sousa & Margarida Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário