sexta-feira, 5 de junho de 2020

5 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente




Um espaço verde e limpo

A Rita era uma menina de 11 anos, mas a maturidade dela era superior para a sua idade. Ela tinha consciência que existiam problemas graves e que também tinha de trabalhar e esforçar-se, e não achava, como todos os da sua idade, que o mundo era uma brincadeira ou que só existiam coisas boas.
Naquele dia, Rita estava com uma vontade enorme de aproveitar o lindo dia, ela queria andar na rua e apanhar banhos de sol quentinhos enquanto caminhava. Como era raro ela ir passear assim, a mãe deixou-a ir com os amigos.
          Ela foi a casa da Leonor, do João, e do Bernardo para os ir buscar, e começaram a caminhada. Eles fizeram várias coisas: foram ao parque, compraram um gelado, visitaram a sua amiga que estava doente, e, finalmente, passaram por um espaço verde e repararam que estava todo sujo e poluído.
Eles ficaram super admirados, pois não sabiam que o ser humano era capaz de estragar tanto o meio ambiente. Eles queriam fazer alguma coisa, mas já estava na hora de jantar e as suas mães já lhes tinham telefonado para irem para casa, por isso não poderiam fazer a diferença.
No dia seguinte, eles iriam ter uma prova muito importante de manhã, e de tarde teriam aulas, por isso também não podiam. Como tinham tarde livre na quarta-feira, decidiram ir limpar aquele espaço tão bonito.
Eles combinaram que se tivessem algum tempo livre iriam fazer folhetos, e no dia seguinte, antes de irem para a escola, iam colá-los nos muros e outros sítios. Logo mais tarde, fizeram-nos e como combinado colaram-nos antes das aulas. Sinceramente eles achavam que não se ia juntar muita gente para os ajudar a limpar, mas não fazia mal tentarem.
Como prometido, juntaram-se todos naquele dia e foram para lá. Tiveram uma surpresa enorme, estava lá imensa gente para ajudar! Eles começaram ao início da tarde e só acabaram perto da hora de jantar. No fim, ficou tudo bem limpo e concluíram que realmente valera a pena fazer um esforço!
Carlota Noya, 8.º B - AEPM- MA

Sem comentários:

Enviar um comentário