quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Dia Marítimo Mundial

 


Este ano, o Dia Marítimo Mundial 2020 é subordinado ao tema “Transporte marítimo sustentável para um planeta sustentável”.

O Dia Marítimo Mundial que se celebra hoje, 24 de setembro,  enquadra-se num conjunto de ações que procura defender os mares, o oceano e o planeta dos impactos ambientais gerados pelas indústrias marítimas, incluindo o transporte de mercadorias, pescas e serviços especializados. Estes setores de atividade assumem uma importância muito relevante na globalização económica, movimentando 90% do volume das mercadorias trocadas entre países.

Os mais de 100.000 navios que operam diariamente, apesar da sua importância, são responsáveis por cerca de 3% das emissões de CO2. Por outro lado, não se pode descurar outros tipos de poluição geradas por navios, nomeadamente por lixo, esgoto, óleo e substâncias nocivas, que de alguma forma atingem os mares e oceano, resultantes da exploração e navegação, e também de incidentes marítimos.

Este ano, a escolha do tema “Transporte marítimo sustentável para um planeta sustentável” constitui uma oportunidade para sensibilizar e dar a conhecer o trabalho que a  Organização Marítima Internacional (IMO)  e os seus Estados-Membros têm vindo a desenvolver para contribuir para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS), incluídos na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Sem comentários:

Enviar um comentário