sábado, 27 de outubro de 2012

Polo Educativo de Serro Ventoso

Dia da Alimentação

No passado dia 16 de outubro, o Pólo Educativo de Serro Ventoso celebrou o Dia Mundial da Alimentação de uma forma diferente, associando esta comemoração aos projetos “Avô, ensina-me” e “A magia da Lua”.
Associado ao projeto “Avô, ensina-me” uma avó veio ao Pólo ensinar-nos todo o processo de fabrico do queijo, uma prática tradicional desta zona serrana e exemplificar o modo de fabricação caseira. Os alunos aprenderam palavras novas associadas a esta temática, principalmente: coalho, coalhada, soro, pasteurização, queijeira e cincho.
Apesar de conhecerem o produto, a maioria nunca tinha mexido na coalhada, nem feito o queijo. Fizemos três dúzias de queijos que fizeram parte do lanche partilhado.



Em relação ao projeto “A magia da Lua” exploramos a história “A que sabe a Lua?”, fizemos o jogo dos sabores e os alunos confecionaram biscoitos e bolachas em forma de Lua e estrelas.  Foram ainda feitas pequenas sanduiches em forma de lua cheia e quarto crescente com marmelada, também confeccionada na escola, e queijo fresco. Tudo isto fez parte do lanche partilhado realizado na parte da tarde.
Foi um dia saudável, bem gostoso e cheio de tradição.

                                             O Pólo Educativo de Serro Ventoso

Sem comentários:

Enviar um comentário