MORTIMER JEROME
ADLER
BI
BIOGRÁFICO
Nacionalidade: americano
Religião: judeu (em 2000, converteu-se
para o catolicismo - foi batizado)
Primeiros trabalhos: secretário/contínuo no jornal New York Sun
Ocupação profissional: filósofo; escritor:
enciclopedista
Escritos: é autor
de mais de cinquenta livros
Obras mais influentes: Como Ler um Livro (1940); How to Think About Guerra e Paz (1944)
BI FILOSÓFICO
Formação: estudou Filosofia em Columbia,
onde recebeu uma bolsa de estudos
Principais Ideias:
as semelhanças básicas entre os indivíduos são mais importantes do que diferenças existentes entre eles
defesa de uma formação educativa idêntica para
todos;
todas as crianças têm o mesmo
potencial intelectual;
a mente pode ser estimulada de
três formas: através da
aquisição de conhecimentos
das áreas de estudo fundamentais (literatura, belas
artes, matemática, ciências, história, geografia); através do desenvolvimento de competências de leitura, escrita,
audição, oralidade, observação, cálculo; através do sensibilidade estética.
Métodos de ensino:
Didático: transmitir conhecimentos através
de histórias
Modo orientando: adquirir habilidades básicas que
implicam o exercício e a prática
Modo socrático: diálogo que promove o
nascimento/melhoramento de novas ideias
Contributo: reforma
da educação; reintrodução dos clássicos como objeto de estudo na graduação
SUGESTÃO DE LEITURA
[Edição reescrita e atualizada pelo intelectual Charles Van Doren]
«O melhor e mais bem-sucedido guia de compreensão de
leitura para o leitor comum»
Publicado originalmente em 1940, o livro rapidamente
se tornou um fenómeno raro, um verdadeiro clássico vivo. Abordando os vários níveis de leitura - quer de ficção, poesia,
história, matemática, ciências, filosofia - e mostrando como atingi-los, esta
obra é fundamental para se saber ler um livro - e criticá-lo. O livro inclui
ainda sugestões e testes de leitura que avaliam o nível de compreensão e
velocidade de leitura. Nunca mais
vais ler um livro da mesma maneira!
Sem comentários:
Enviar um comentário