segunda-feira, 27 de outubro de 2014

C.P.T. Auxiliar de Saúde

Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde celebra Dia Mundial da Alimentação

No dia 16 de outubro de 2014 celebrou-se o Dia Mundial da Alimentação. Para comemorar esta data os alunos da turma do 12º ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, no âmbito da disciplina de Higiene, Segurança e Cuidados Gerais, fizeram uma atividade que consistiu na elaboração de três dietas alimentares e no cálculo do respetivo valor calórico, tendo igualmente efetuado a simulação das mesmas.

Deste modo, foram representadas a Dieta Hipocalórica, a Dieta Saudável e a Dieta Hipercalórica. A exposição foi acompanhada por folhetos informativos previamente elaborados acerca das caraterísticas deste tipo de dietas.     

   
Prato 1 (Dieta  Hipocalórica - 302 Cal)
- Sopa de Agrião
- Dourada com feijão verde e cenoura
-Laranja
-Água

Prato 2 (Dieta  Normal - 577 Cal)
- Sopa  creme de cenoura
-Bifinhos de perú com arroz e ervilhas
- Banana
- Água

Prato 3 (Dieta  Hipercalórica - 1593  Cal)
-Sopa de Feijão
-Bitoque
-Mousse de Chocolate
- Coca-cola

Num total de 142 inquiridos, 94 pessoas optaram pela dieta hipercalórica, 22 pela  dieta normal e apenas 12 optaram pela hipocalórica.
Podemos assim concluir que a maioria da comunidade escolar opta por uma refeição hipercalórica e pouco saudável. Estes resultados evidenciam que preferem pratos mais atrativos a nível de aspeto e sabor e não analisam o valor calórico. Esta ementa caracteriza-se por ser constituída por alimentos ricos em gorduras (essencialmente fritos), ausência de salada/hortaliça e fruta e excesso de açucares.

Nota da redação - A análise dos inquéritos será publicada na próxima edição do jornal "O Portomosense"

Sem comentários:

Enviar um comentário