terça-feira, 7 de outubro de 2014

Dia Nacional dos Castelos

Desde 1984 que se comemora o Dia Nacional dos Castelos a 7 de  Outubro.
Os castelos são testemunhos da memória coletiva dos povos e representam uma importante referência arquitetónica, histórica, cultural e simbólica de um país. Eles refletem a forma como se vivia diariamente, como se organizava a sociedade.

Portugal possui vários castelos, sendo alguns reconhecidos pela UNESCO como Património da Humanidade, como o Convento de Cristo, em Tomar.


Aqui vos apresentamos alguns dos mais belos castelos de Portugal.

CASTELO DE ALMOUROL



Contam-se várias lendas sobre este castelo encantado, incluindo uma que diz que é assombrado por uma princesa.
Tem origem num castro lusitano e numa edificação romana, e foi reconstruído pelos Templários em 1171.
Com 18 metros de altura e nove torres, encontra-se no centro de uma pequena ilha no meio do Tejo, num ambiente romântico.


CASTELO DE Porto de mós


Construído pelos mouros e restaurado várias vezes pelos reis portugueses ao longo dos séculos, este castelo encontra-se numa colina virado para a vila de Porto de Mós. As suas torres são encimadas por coruchéus piramidais verdes, e inclui uma bela varanda acrescentada em 1420.

CASTELO DE ÉVORAMONTE


Situado no centro de uma típica vila antiga do Alentejo, este castelo do século XII é ornamentado por “cordões” atados simbolizando a dinastia de Bragança. Nas salas abobadadas do interior misturam-se vários estilos, desde o gótico, ao renascentista e manuelino.

CASTELO DE LEIRIA


Este castelo coroa a cidade de Leiria. Serviu de residência real no século XIV, apresentando principalmente um estilo gótico, e oferecendo vistas sobre a cidade desde a sua bela varanda.

CASTELO DE Bragança

Construído em 1187, este castelo tem janelas góticas e uma torre conhecida por “Torre da Princesa” por ter sido a prisão da mulher de um fidalgo que a acusou de adultério e acabou por mandar assassinar. Noutra outra torre encontra-se um pequeno museu militar, e ao lado vê-se um pelourinho medieval com um berrão no pedestal, usado pelos celtas em rituais de fertilidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário