segunda-feira, 21 de março de 2016

Visita de Estudo a Mafra - 12º Multimédia


No âmbito da disciplina de Português do Curso Profissional de 12º ano, realizou-se, no dia 14 de janeiro, uma visita de estudo a Mafra com o intuito de alargar a capacidade de leitura crítica da obra Memorial do Convento de José Saramago, aprofundando o conhecimento sobre a obra e o património histórico nacional.
Durante a manhã, presenciámos um espetáculo de teatro sobre a obra de Saramago, numa das salas do Palácio Nacional de Mafra. Os atores começaram por apresentar uma cena da vida íntima do Rei D João V com a rainha e a promessa do monarca, que originou a construção deste Palácio. Depois, encenaram o primeiro encontro entre Blimunda e Bartolomeu, a construção da passarola, as conversas entre o Rei e o arquiteto Ludovice e outros acontecimentos desta obra.
O almoço decorreu, no parque junto ao Palácio, de forma animada, apesar da chuvinha que teimava em acompanhar-nos.
Cerce das 14h30, começou a visita guiada a este monumento. No início, não havia muita gente interessada, pois parecia que eram simples salas decoradas à moda antiga, mas à medida que íamos ouvindo a guia e reparando nos pormenores, tudo passou a despertar mais interesse. Reparámos que os nossos tempos são em tudo diferentes dos de antigamente: estes grandes quartos, as casas de banho “improvisadas”, as salas de jantar sempre a mudar de sítio, o tamanho da grandiosa biblioteca, etc. Também gostámos muito de descobrir todas as fascinantes histórias que acompanhavam cada local do Palácio.
Deste modo, os objetivos desta visita foram plenamente atingidos e até superados, já que ao longo do dia fomos percebendo que tudo aquilo era interessante e motivante, sobretudo a representação teatral que foi o nosso momento preferido.
Assim, fomos descobrindo a dimensão humana e histórica que está subjacente ao romance de José Saramago, tendo ficado mais motivados e preparados para estudar a obra. Foi uma visita importante para a compreensão da obra Memorial do Convento.
                                                                                                       Beatriz Caetano
12º ano - Curso Profissional de Técnico de Multimédia




Sem comentários:

Enviar um comentário