terça-feira, 5 de abril de 2016

Por terras do Gerês

                Foram dois dias que não se esquecerão tão rapidamente, dois dias de aventuras, de descobertas, de viagem, de conhecimento, de convívio e de alegria.
            Tudo começou antes do sol nascer no dia 18 deste mês, cada um em sua casa, parecendo baratas tontas a fazer de tudo para não esquecer nada que fizesse falta e, finalmente, chegou a hora! Por volta das 7h e 30m na entrada da Escola Secundária de Porto de Mós só se ouvia “Levas tudo? Levas o casaco? Boa Viagem! Liga quando chegares!”. Mais uma vez as mães e pais dos adolescentes do 10º e 11º anos de Porto de Mós e de Mira de Aire ficaram com os seus corações apertados, pois, mais uma vez, deixaram os seus “pequenotes” voar.
            Os condutores dos autocarros mostraram-se muito pacientes connosco, às vezes não é fácil fazer uma viagem tão grande com um grupo de adolescentes impacientes, mas o Sr. Dinis e o Sr. Joaquim estiveram à altura! Primeira paragem no coração de Braga, para ver a sua Sé que foi construída no século XII, mas desde então já sofreu muitas alterações, ainda assim podemos observar muitas características do estilo barroco. Tivemos a oportunidade de ir ao coro da Sé e ver os dois órgãos enormes cheios de tubos e mais tubos. Fizemos mais duas paragens noutros pontos de Braga - uma no Bom Jesus e outra no Sameiro onde almoçámos. S. Pedro não colaborou muito connosco e acabámos por não conseguir ver os maravilhosos jardins destas zonas. De barriguinha cheia lá partimos nós novamente rumo a São Bento da Porta Aberta e, após a visita, lá conseguimos ver um pouco da incrível vista do santuário.   Depois deste longo dia chegou a hora de nos deslocarmos até ao hotel em Fafe, muito acolhedor, com umas caminhas fofinhas, como nós precisávamos e, melhor que tudo, boa comidinha. Sábado de manhã, pouco depois do sol nascer, já estávamos todos a arrumar as nossas coisas. A noite tinha sido pequena demais para descansarmos, mas todos estávamos com energia que nunca mais acabava. Próxima paragem, Guimarães, onde visitámos o Paço dos Duques, o Castelo e o centro histórico. Após o almoço fomos até à Penha, para a nossa última aventura antes do regresso ao “nosso berço”. Desta vez S. Pedro acordou bem-disposto e podemos desfrutar da vista espetacular do topo da Serra de Penha e também da vista sobre Guimarães enquanto descemos pelo teleférico. E como o que é bom acaba depressa,  por volta das 19h chegamos a Porto de Mós. Os professores suspiraram de alívio, pois tudo correu bem!
            Alguém uma vez disse a frase mais acertada de sempre “Quem parte leva um pouco de nós, deixa um bocadinho de si” e nesta visita acho que esta frase é o resumo de tudo. Desde os empregados do hotel, aos guias, aos condutores dos autocarros que ficaram com um pouco de nós, mas também nos deixaram um pouco de si e do seu conhecimento até aos professores do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós que, mais uma vez, mostraram as suas qualidades! É nestas viagens que percebemos que a comunidade escolar é mais do que uma família! Tenho de agradecer ao professor Pedro Coelho as dores de cabeça que teve para nos proporcionar mais uma viagem espetacular e aos professores acompanhantes que colaboraram com ele. Agradeço em meu nome e em nome de todos os que foram comigo à visita de estudo. Obrigada!
Jornalista: Catarina Durão Nº13 10ºA

Repórter fotográfica: Beatriz Fernandes, 10º A

Sem comentários:

Enviar um comentário