terça-feira, 28 de junho de 2016

Agrupamento de Escolas de Porto de Mós ensina a programar


No presente ano letivo o Agrupamento de Escolas de Porto de Mós introduziu em todas as turmas do 3.º ano de escolaridade a disciplina de “Iniciação à Programação” em regime de oferta complementar. Cinco professores do Agrupamento ensinaram aos mais de 200 alunos do 3.º ano, num total de 15 escolas do 1.º Ciclo e 16 turmas, conceitos básicos de programação. Tendo em conta o número de alunos que beneficiou da iniciativa, o Agrupamento de Porto de Mós orgulha-se de ser um dos agrupamentos a nível distrital e nacional que mais alunos abrangeu no projeto-piloto lançado pela Direção Geral de Educação no ano letivo 2015/2016.


Na sequência do sucesso que teve junto dos mais novos, no próximo ano letivo esta disciplina irá ser aplicada a todas as turmas do 3.º e 4.º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós. A iniciação à aprendizagem da programação promove um conjunto alargado de capacidades, nomeadamente o trabalho em equipa, a estruturação e organização das ideias, o pensamento crítico, o raciocínio lógico, a resolução de problemas, a atenção aos detalhes, a criatividade, entre outros.
Ao longo do ano letivo os alunos realizaram atividades de computação sem computadores, cursos na plataforma Code.org e criação de jogos e desafios no programa Scratch. No âmbito da disciplina, os alunos também participaram ativamente na iniciativa mundial “A Hora do Código”, tendo recebido um certificado de participação por terem conseguido realizar as atividades propostas. Fruto da motivação da equipa docente responsável pela disciplina, o Agrupamento aderiu ainda ao “Projeto GO 3.0 – Georreferenciação, Programação e Drones”, dinamizado pelo CCEMS, tendo recebido kits de equipamento compostos por três “tablets” e mini-drones, necessários ao desenvolvimento do projeto. Tal equipamento foi já utilizado com os alunos do 3.º ano como mais uma forma de aplicar conceitos de programação.


No próximo ano letivo irão continuar a ser aplicadas atividades de índole diversa que promovam nos mais novos o desenvolvimento do pensamento computacional e de forma evolutiva. A principal finalidade deste projeto é a de levar os alunos a aprender a programar programando, algo que foi plenamente atingido nas turmas que usufruíram desta iniciativa. Os conhecimentos e competências adquiridos nesta disciplina serão certamente importantes no percurso escolar e futuro profissional dos alunos envolvidos.

Face ao elevado número de alunos a abranger no próximo ano letivo, e tendo em conta a grande quantidade de escolas do 1.º Ciclo espalhadas pelo concelho, o Agrupamento de Escolas de Porto de Mós irá tentar obter verbas que lhe permitam a aquisição de “tablets”, mais fáceis de transportar e arrumar que computadores portáteis, uma necessidade sentida pela equipa de professores itinerantes no presente ano letivo.
 F. M.

Sem comentários:

Enviar um comentário