domingo, 19 de junho de 2016

CLUBE EUROPEU - VISITA DE ESTUDO A MÉRIDA


A ROMA IBÉRICA

No dia 14 de junho, os alunos do Clube Europeu da Escola Secundária de Porto de Mós puderam descobrir a cidade de Mérida, Património Mundial da Unesco e capital da Região Autónoma da Extremadura. Situada a leste da cidade de Badajoz, constitui um dos exemplares mais significativos da presença da civilização romana na Península Ibérica, assumindo grande relevância histórica, patrimonial e cultural e destacando-se como um sítio arqueológico ímpar no panorama internacional.
Foi uma viagem ao passado que nos transportou ao tempo do esplendor do Império Romano e nos permitiu conhecer Emerita Augusta, a capital da antiga província romana da Lusitânia, zona a que todos nós portugueses já pertencemos. Esta cidade romana, fundada em 25 a.C., foi obra de Publius Carísio a mando do imperador Augusto e destinava-se a recolher os veteranos que tinham terminado o seu tempo de serviço, chegando a ser a décima maior do Império Romano.
Atualmente, é possível observar um importante conjunto monumental que inclui o Fórum; pontes romanas; o magnífico aqueduto dos Milagros com arcos de granito e tijolo; arenas; arcos triunfais; o anfiteatro; o circo romano, templos dedicados a deuses pagãos; construções funerárias – Columbários; casas senhoriais romanas – Casa de Mitreu; “et caetera”.
Começámos a nossa visita com a descoberta do imponente Museu Nacional de Arte Romana, concebido pelo arquiteto Rafael Moneo, imitando as antigas vias romanas, com paredes em tijolo e arcos semicirculares. Neste local, pudemos apreciar todo o tipo de vestígios, uma necrópole, umas ruínas de uma antiga vila romana,  uma estrada romana, várias coleções de pinturas murais, mosaicos, estátuas e inúmeros objetos usados no dia-a-dia pelos romanos (lâmpadas de azeite, joias variadas, moedas, ferramentas, jogos de dados, etc.).
Para grande alívio de todos os participantes portugueses desejosos de seguir o lema latino «Carpe diem», o nosso périplo pela cidade efetuou-se num simpático comboio turístico que a cada esquina nos mostrava mais um precioso testemunho da época da civilização romana. Assim, comodamente instalados percorremos as ruelas da cidade, atravessámos pontes, avistámos todo o tipo de monumentos (Igreja de Santa Eulália), fotografámos, e até contornámos uma «sui generis» rotunda que exibia uma estátua da famosa loba Capitolina que amamentou Rómulo e Remo, oferecida pela cidade de Roma.
Ainda, apreciámos em pormenor “in loco” o Templo de Diana com altas colunas; o Arco de Trajano com cerca de quinze metros de altura; o teatro romano um dos mais bem preservados do mundo e onde ainda são realizados espectáculos, pois possui uma acústica perfeita; o anfiteatro onde os gladiadores lutavam ferozmente e uma construção de origem mourisca -  as Muralhas da Alcazaba.
Finalmente, após um agradável e descontraído passeio ao longo das margens do Rio Guadiana, regressámos do passado ao avistarmos a moderna e suspensa Ponte Lusitânia de Santiago Calatrava com os seus arcos metálicos e o inovador e colorido Parque Factoria Joven, preparado para a prática de desportos urbanos. Neste local, pudemos conhecer a obra dos arquitetos Jose Selgas e Lucia Cano, em policarbonato, e praticar jogos e várias modalidades (skate, escalada, patinagem…). Foi o início de uma nova aventura, desta vez, rumo ao futuro «Alea jacta est».

https://www.facebook.com/la.factoriamerida/






Sem comentários:

Enviar um comentário