quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Ecos da Matemática

“Ecos da Matemática”

No âmbito da disciplina de Matemática foi proposto aos alunos a atividade “Ecos da Matemática”. Esta consiste numa procura de associações à Matemática na área da literatura, música, entre outras.
Neste sentido apresenta-se o primeiro trabalho realizado por um grupo de alunos do décimo primeiro ano da Escola Secundária de Porto de Mós.



A Culpa é das Estrelas é um romance escrito por John Green e publicado em 2012. Este livro retrata a vida de uma adolescente que sofre de cancro desde os 13 anos, Hazel Grace, e que se junta a um grupo de apoio a jovens com cancro onde conhece Augustus Waters, apaixonando-se por ele e vivendo uma história de amor que termina tragicamente com a morte dele. Este livro retrata temas como a adolescência, o amor, a sexualidade e o cancro, com uma abordagem destinada aos jovens leitores e em 2014 foi feito o respetivo filme. Nesta passagem, a Hazel procura descrever o seu amor pelo Augustus, através de uma perspetiva matemática, que remete não só para as limitações das suas doenças como as ilimitações do amor que sentem.

“Não posso falar da nossa história de amor, portanto vou falar de matemática. Não sou matemática, mas uma coisa eu sei: entre 0 e 1 existem números infinitos. Existe o 0.1 e o 0.12 e o 0.112 e uma série infinita de outros. Claro está que existe um maior conjunto infinito de números entre 0 e 2, ou entre 0 e 1 milhão. Algumas infinidades são maiores do que outras. Quem nos ensinou isto foi um escritor de quem gostávamos. Há dias, muitos dias, em que sinto um rancor do tamanho do meu conjunto ilimitado. Quero mais números do que é provável que tenha, e, oh Deus, quero mais números para o Augustus Waters do que os que ele tem. Mas Gus, meu amor, não te consigo dizer como estou grata pela nossa pequena infinidade. Não a trocaria por nada neste mundo. No meio dos dias numerados, tu deste-me um para sempre, e eu estou grata.”

Retirado do livro “A Culpa é das Estrelas” de John Green, 11ª Edição, Capítulo XX página 211 com tradução de Ana Beatriz Manso e editora Asa.


Beatriz Fernandes nº3, Beatriz Filipe nº4 e Mónica Jin nº19 do 11ºA.

Sem comentários:

Enviar um comentário