quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Visita de Estudo a Mafra




            
No passado dia 20 de janeiro, os alunos do 12º ano da Escola Secundária de Porto de Mós, acompanhados pelos seus professores, realizaram uma visita de estudo até à vila de Mafra.
            Pelo fim da manhã, chegados ao Convento de Mafra, os alunos puderam passear pela vila livremente e pelo Jardim do Cerco, almoçando em convívio nesse agradável parque.
            Seguiu-se então a representação teatral da obra «O Memorial do Convento», de José Saramago, fabulosamente interpretada pela Éter Produções, cuja finalidade era sensibilizá-los a terem uma perspetiva diferente da mesma.
            Ainda no contexto da obra, os alunos tiveram a oportunidade de realizar uma visita guiada ao Convento de Mafra, ficando a conhecer melhor alguns dos espaços relevantes na ação do «Memorial do Convento». Os guias convidaram os alunos à reflexão acerca das críticas de Saramago à sociedade do século XVIII, que se transpõem para a nossa atualidade.

            Adicionalmente, estavam presentes no claustro do Convento uma série de aves de rapina, com as quais puderam interagir e aprender mais sobre as suas espécies, o que proporcionou um momento bastante agradável.





          
















 Já o sol se punha, quando se despediram e agradeceram aos seus guias, aproveitando os últimos momentos para apreciar um dos mais emblemáticos e belos monumentos portugueses.




            Regressaram, assim, à Vila Forte, agora mais inspirados e motivados para o estudo da obra de Saramago.


                                         Gonçalo Ferraria e Luís Carreno, 12ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário