quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Dia de Todos os Santos


O dia de “Todos os Santos”, ou Festum Omnium Sanctorum (Festa de Todos os Santos) é comemorado pela religião cristã, pelos católicos ocidentais, no dia 1 de novembro. Este é em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não.
Como curiosidade podemos comparar a forma como é celebrado este dia em diversos rituais cristãos: a Igreja Ortodoxa celebra esta festividade no primeiro domingo depois do Pentecostes, fechando a época litúrgica da Páscoa, tal como a Igreja Católica Oriental. A Igreja Anglicana também celebra o dia de Todos os Santos com o mesmo significado que nas Igrejas Católica e Ortodoxa. Na Igreja Luterana, o dia é celebrado principalmente para lembrar que todas as pessoas batizadas são santas e também aquelas pessoas que faleceram no ano que passou, pelo que o significado da celebração também é quase idêntico ao de outras igrejas cristãs.
 A data de celebração foi mudando ao longo dos tempos, tendo sido fixada no dia 1 de Novembro pelo Papa Gregório III no século I d.C. em Roma.

Muitas vezes aproveita-se este dia, que é feriado, para celebrar o dia de Finados, visto que neste dia trabalha-se. São duas datas muito diferentes pois numa festejamos os que já são santos e na outra os que partiram e nos são queridos, mas que ainda não atingiram a santidade, ou melhor, ainda não são reconhecidos como santos, pela hierarquia da igreja. 

Sem comentários:

Enviar um comentário