quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Dia Mundial da Alimentação




O Dia Mundial da Alimentação é comemorado dia 16 de outubro.
No Canadá, em 1945, foi fundada a FAO – Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, com a missão de aumentar os níveis de nutrição e os padrões de vida, melhorar a produtividade na agricultura e as condições de vida das populações rurais. Apartir dessa data, a FAO tem trabalhado para diminuir a pobreza e a fome, promovendo o desenvolvimento agrícola, uma melhor alimentação e a segurança alimentar, definida como o acesso permanente de todas as pessoas aos alimentos de que necessitam para uma vida ativa e saudável.

Dia Mundial da Alimentação é celebrado a 16 de outubro, desde 1981. Esta data é comemorada por mais de 150 países com o intuito de alertar e consciencializar a opinião pública para questões globais relacionadas com a alimentação e nutrição.
Segundo a UNICEF, numa publicação de 2006, mais de 5,5 milhões de crianças menores de 5 anos de idade morrem anualmente devido a causas relacionadas à desnutrição.
Os objetivos principais para a celebração do Dia Mundial da Alimentação são:
·         Aumentar a sensibilidade geral para o problema da fome no mundo;
·
         Chamar a atenção para a produção agrícola de alimentos e estimular os esforços nacionais, bilaterais, multilaterais e não-governamentais para este fim;
·         Promover a transferência de novas tecnologias para os países em desenvolvimento;
·         Fortalecer a solidariedade internacional e nacional na luta contra a fome, subnutrição e pobreza e dedicar especial atenção ao progresso nas áreas da alimentação e agricultura;
·         Encorajar a participação da população rural, particularmente das mulheres e das camadas sociais mais desfavorecidas, nas decisões e atividades que influenciam as suas condições de vida;

Ao fazer este trabalho de pesquisa,  encontrámos a divulgação do seguinte concurso:
“A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) convoca crianças e adolescentes do mundo inteiro a expressar, em forma de desenho, como o mundo pode alcançar a meta de erradicar a fome até 2030.
O concurso tem o objetivo de propor a criação de um cartaz para a campanha mundial Fome Zero e, por meio desta atividade, conscientizar a nova geração para o fato de que existem 815 milhões de pessoas passando fome no mundo. Além delas, 1,9 milhão estão acima do peso.
Os participantes devem ter entre 5 a 19 anos. Os desenhos podem ser fotografados ou digitalizados e enviados pelo site do concurso após preenchimento de um formulário de registo. As inscrições são até 9 de novembro.”




Sem comentários:

Enviar um comentário