segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Dia Nacional dos Castelos.



Comemorou-se ontem, dia 7, o dia Nacional dos Castelos que foi instituído em 1984.
Em 2003 a data foi fixada no dia 07 de outubro. O objetivo será a implementação de comemorações a nível nacional, promovendo em todo o país ações que visem a reflexão sobre o nosso património fortificado.
E quem tem o castelo mais belo?
Nós!
Aqui fica um pouquinho da sua história.


Castelo de Porto de Mós foi conquistado no ano de 1148 por Afonso Henriques aos muçulmanos e pode ser visitado no alto de um morro. Deste local avista-se uma belíssima paisagem sobre a Serra dos Candeeiros e o vale do Lena.

A sua construção assenta numa planta pentagonal, mas sabe-se que no início da sua construção existiam cinco. Pelos relatos históricos existentes há conhecimento que o cavaleiro D. Fuas Roupinho, o primeiro alcaide de Porto de Mós, partira deste castelo para o combate aos mouros.
É no reinado de D. Sancho I que o castelo começa a tomar forma como habitação tendo-se assim mantido até ao reinado de D. Dinis. Foi este último rei possivelmente mandou construir a muralha à volta da povoação e lhe terá dado algumas caraterísticas palacianas. Mais tarde, no século XV, é o Conde de Ourém que o transforma totalmente num palácio.
Na segunda metade deste mesmo século, D. Afonso, dá início a obras com vista à recuperação do castelo e presentemente ainda podem ser observados alguns desses traços.


Também o Duque de Bragança, e passado um século, procede a algumas intervenções no castelo, mas no ano de 1735 dá-se a queda de uma das cinco torres e, mais tarde, os abalos sísmicos sentidos destroem parte do castelo. No ano de 1909, o sismo vivido em Portugal destrói mais um pouco o castelo e é a partir do ano de 1930 que se começa a restauração deste histórico castelo.
O Castelo de Porto de Mós é visto como sendo uma grandiosa obra arquitetónica com características originais encontrando-se classificado como Monumento Nacional desde o ano de 1910.

Informação recolhida em

Sem comentários:

Enviar um comentário