segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Neologismos



Aprendemos na escola o que são neologismos, palavras novas que surgem consoante a necessidade provocada pela evolução seja ela tecnológica, social e linguística.
O léxico de uma língua, ou seja, o conjunto de todas as suas palavras, é um sistema em constante movimento. 
As palavras que se seguem, são alguns dos exemplos de vocábulos que foram sendo introduzidas ao longo dos últimos anos na nossa língua.

Bullying
Bullying é uma ação consciente, premeditada e persistente por parte de um estudante ou grupo de estudantes, designado agressor(es), para com um aluno (vítima), causando medo, pressão e terror sobre o mesmo.” Esta é uma das definições do médico psiquiatra Daniel Sampaio para a palavra inglesa (anglicismo) “bullying”.



Carregador
Inicialmente significava um “homem que, em estações ferroviárias ou rodoviárias, aeroportos ou hotéis” se encarregava de “transportar malas ou outros volumes”; agora, usamos a palavra vulgarmente, mas para nos referirmos ao “aparelho que se liga à corrente elétrica e permite recarregar baterias ou pilhas”. Passamos a vida a pedi-lo emprestado para recarregar nossos telemóveis.

GPS
O termo GPS é uma sigla que em português significa “sistema de posicionamento global”. Trata-se de um “sistema que, através de um conjunto de satélites, fornece a um aparelho móvel a sua posição em relação às coordenadas terrestres.”





Hostel
Substantivo masculino que se traduz por “estabelecimento que fornece serviços de alojamento, em quartos privados ou coletivos a preços inferiores aos de um hotel”. Provém do inglês, hostel, que também significa “albergue”.

Light
Pouco se falaria em produtos light em 1990. Diz o dicionário: “Que tem um valor calórico mais baixo do que outros alimentos do mesmo género” ou “que tem um teor alcoólico mais baixo do que outras bebidas do mesmo género”. Já em sentido figurado e pejorativo, “light” corresponde a algo “que evita ou ignora os aspectos mais complexos de determinada questão”, ou seja, “é uma abordagem suave, atenuada ou pouco profunda a determinado tema que geralmente não é tratado dessa forma”.

Probiótico
“Probiótico” é uma “substância que contém organismos vivos favoráveis à saúde, quando tomado em doses certas, e que integra sobretudo a composição de produtos lácteos ou de suplementos alimentares”. Apareceu com a tendência de olhar os alimentos como medicamentos.

Reciclagem
É o “tratamento de resíduos ou matérias usadas de maneira a poderem ser reutilizados” ou ainda “atualização pedagógica, cultural, administrativa, científica, etc.”. Mas nem sempre foi assim. E finalmente temos uma palavra que não nos chegou pelo inglês, mas pelo francês “recyclage”.  

Sustentabilidade
“Qualidade ou condição do que é sustentável”, mas também “modelo de sistema que tem condições para se manter ou conservar”. É um termo usado nos discursos políticos e empresariais.

Transgénico
Alvo das maiores polémicas, o “transgénico” diz respeito a algo, na biologia, “a que foi acrescentado ou retirado um ou mais genes”. E também se diz “do ser, geralmente planta, a que foi alterado o código genético”.





Videoconferência
“Teleconferência que permite, além da transmissão da palavra e de documentos gráficos, a de imagens animadas dos participantes.”

Texto adaptado.

Sem comentários:

Enviar um comentário