quarta-feira, 3 de abril de 2019

Ação de Formação sobre Plasticologia Marinha



No dia vinte e sete de março,na nossa escola, assistimos a uma Ação de Formação sobre Plasticologia Marinha, orientada pelo biólogo Bruno Oliveira do Oceanário de Lisboa.
Aprendemos que a as micro-algas do oceano produzem cerca de metade do oxigénio que respiramos.
Descobrimos que 20% do lixo marinho é produzido no mar (ex: anzóis, redes, linhas, boias) e que os restantes 80% vêm da terra ( beatas de cigarros, cotonetes e plásticos).
Nos vídeos a que assistimos, fomos sensibilizados para evitar comportamentos que possam prejudicar o meio ambiente, especialmente o mar.
Realizamos alguns jogos onde identificamos alguns objetos encontrados no mar e consideramo-los naturais (conchas, búzios, ovo de tubarão...) ou lixo (rolhas e garrafas de plástico, boia...). Simulamos a recolha de lixo numa praia e fingindo ser animais marinhos, sentimos a sua dificuldade em se alimentarem, pois ingerem muito lixo e isso provoca a sua morte.
Sendo Polícias do Ambiente, não devemos poluir e temos o dever de evitar que outros o façam. Fomos alertados para realizar a análise da composição de alguns produtos de higiene pessoal. Todos os que tiverem Polietileno devem ser evitados, pois estes microplásticos além de prejudicarem a nossa saúde, também poluem o ambiente e podem ser encontrados em pastas de dentes ou gel de duche.

Aprendemos muito nesta Ação. Foi divertido e adoramos tocar em seres marinhos, especialmente no ovo do Tubarão Cabeça Chata.









Sem comentários:

Enviar um comentário