quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Alunos do 12.º ano em Mafra




No passado dia 30 de janeiro, no âmbito do estudo da obra Memorial do Convento, de José Saramago, os alunos do 12.º ano da Escola Secundária de Porto de Mós, acompanhados pelos respetivos professores, voltaram a ouvir os famosos sinos de Mafra.  A visita à vila centrou-se naquele que é o seu inconfundível ponto de atração, o convento que havia de se tornar Palácio Nacional.
No período da manhã, a comitiva portomosense, gentilmente transportada com o auxílio do Município, desfrutou de uma fantástica representação teatral de  Memorial do Convento, a cargo da Éter Produções, que permitiu uma visão diferente da obra, mais atrativa mas sempre fiel ao enredo original.
Seguiu-se um momento de pausa nas atvidades para que os alunos e professores pudessem almoçar e conhecer um pouco melhor, de forma autónoma, a zona envolvente ao palácio, desde o Jardim do Cerco até à vila de Mafra, contígua ao monumento nacional.
Por fim, no período da tarde, o grupo fez uma visita guiada detalhada ao Palácio Nacional de Mafra, com especial enfoque nas temáticas abordadas na obra de Saramago. Neste contexto puderam não só ser observados presencialmente todos os pormenores descritos no livro como também discutidas as reflexões pertinentes, irónicas e, acima de tudo, atuais do autor sobre os acontecimentos históricos referenciados.



O sentido de humor dos guias, o seu rigor, profissionalismo e simpatia, fizeram da longa visita de duas horas e dos três quilómetros percorridos no maior edifício de Portugal uma das mais interessantes e enriquecedoras de que há memória no seu percurso escolar.
No fim do dia, os alunos ficaram certamente convictos de que a grandiosidade do Palácio Nacional em nada se distingue da grandiosidade e genialidade da obra de Saramago, principalmente pela sua mensagem, presente nas entrelinhas através das suas louváveis reflexões.
Depois desta visita, resta aos alunos aproveitar ao máximo o estudo de Memorial do Convento.  

Alexandre Jorge 
12º ano

Sem comentários:

Enviar um comentário