quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Bibliotecas

Comemorou-se ontem o Dia da Biblioteca Escolar.

Os elementos do Clube iniciaram um trabalho de pesquisa sobre bibliotecas.

1.    Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra

A construção da Biblioteca Joanina iniciou-se em 1717 a pedido do rei D. João V, daí o seu nome. Foi concluída 11 anos depois, em 1728, sobre o antigo cárcere do Paço Real. O mobiliário da  biblioteca conta com madeiras exóticas, tanto brasileiras como orientais.

O estilo da biblioteca é predominantemente barroco.

A Biblioteca Joanina fica no Pátio das Escolas da Universidade de Coimbra e abre a cada 20 minutos.

 


2.    Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra

Esta é uma das mais importantes bibliotecas portuguesas, com de cerca de 30.000 volumes. 

Situada no 4º piso da ala nascente do monumento, ocupa a mais nobre e vasta de todas as salas do edifício, em forma de cruz com 85 m de comprimento e 9,5 m de largura.

Pavimentada em pedra liós de várias cores, tem no centro uma abóbada apoiada sobre quatro arcos, fechada sobre uma pedra-mármore onde se vê esculpido um rosto humano representando o sol.

Nesta biblioteca merecem destaque algumas obras raras como uma coleção de obras impressas até 1500 e ainda um importante conjunto de partituras musicais de autores portugueses e estrangeiros, especialmente escritas para os seis órgãos históricos da Basílica.

A Biblioteca possui obras que vão do século XV ao XIX, abrangendo temas tão diferentes como a Teologia, o Direito Canónico e Civil, a História, a Geografia e Viagens, a Matemática, a Arte e a Música, a Medicina, entre outros..   

 


3.    Biblioteca da Academia das Ciências de Lisboa

A Academia de Ciências de Lisboa possui uma das mais importantes bibliotecas do país. É rica em obras de caráter cientifico como, por exemplo, Kepler, Newton, Lineu, Buffon. É utilizada especialmente para apoio a atividades docentes. No entanto também podemos encontrar obras de Filosofia, Teologia, Literatura e Artes.

Uma das peças mais antigas é um pergaminho do início do séc.XII com uma doação da rainha D. Teresa.

 


4.    Biblioteca Nacional em Lisboa

Criada em fevereiro de 1796 de  com o nome de Real Biblioteca Pública da Corte, teve como objetivo o acesso do público geral, contrariando assim  a tendência europeia da época de disponibilizar apenas para sábios e eruditos os tesouros manuscritos e impressos da sua Biblioteca Real.

Localiza-se no lado poente do jardim do Campo Grande. A arquitetura deste edifício de raiz é de grande modernidade para a época.




Sem comentários:

Enviar um comentário