terça-feira, 17 de novembro de 2020

Dia Mundial do Não Fumador

 


O Dia Mundial do Não Fumador, comemorado no dia 17 de novembro, é um dia de reflexão, pretendendo sensibilizar as populações para os fatores de risco associados ao consumo de tabaco.

   Estudos indicam que cerca de 80 por cento dos fumadores têm vontade de deixar de fumar e todos os anos 35% dos fumadores tentam deixar de consumir tabaco, contudo a taxa de sucesso é reduzida.

   O tabaco está ligado às principais causas de morte conhecidas. Ele é uma das causas principais do cancro do pulmão, das doenças pulmonares e das doenças cardiovasculares, provocando um grande impacto na perda de qualidade de vida. Falta de ar e tosse compulsiva são alguns dos fatores que devem ser vigiados com regularidade pelos fumadores. Por cada cigarro que fumado perde-se, em média, 8 minutos de vida.


    Ser fumador passivo (morar ou trabalhar num ambiente de fumo) também é prejudicial pois aumenta muito o risco cardiovascular e de cancro. Por outras palavras, os fumadores estão não só a prejudicar-se, como também a prejudicar quem com eles convive..

   As pessoas que deixam de fumar vivem, em média, mais 10 anos, e quanto mais cedo for tomada a decisão de abandonar o consumo de tabaco, maiores serão os benefícios em termos de saúde.

   Deixar de fumar é difícil. É um hábito associado à dependência física e psíquica. Os sintomas de privação do tabaco são difíceis de controlar comprometendo o sucesso do fim do seu consumo. No entanto, sabe-se que é quatro vezes mais fácil deixar de fumar com ajuda médica e familiar.


Frases do Dia Mundial do Não Fumador

Pelo seu coração...não fume!

Fumar para quê?

Fumar? Não obrigado, gosto de viver.

Cada cigarro é um prego no caixão.

Não fume. Se não for por si, então que seja por aqueles que o amam.

                                                                                                                              Diana, 11.º A

Sem comentários:

Enviar um comentário