terça-feira, 17 de novembro de 2020

Dia Internacional dos Estudantes

 



O Dia Internacional dos Estudantes celebra-se mundialmente a 17 de novembro em honra de um grupo de estudantes que protestaram, em 1939, contra a ocupação nazi na Checoslováquia. Nesta data, as forças nazis invadiram a sede da Federação Central de Estudantes Checoslovacos matando dirigentes e levando centenas de estudantes para campos de concentração. O Dia Internacional dos Estudantes foi estabelecido em Londres em 1941, pelo Conselho Internacional de Estudantes. 

Por norma esta data é aproveitada para promover encontros entre estudantes de diferentes nacionalidades, de modo a enaltecer a importância dos estudos e dos estudantes na construção da sociedade.

Atualmente, atravessamos uma situação pandémica o que implicou mudanças a nível escolar. Em Portugal, no início da pandemia adotou-se o método de Ensino à Distância, isto é, aulas realizadas através de plataformas online como o Zoom, de modo a que não houvesse contacto físico com ninguém. Alguns estudantes tiveram certas dificuldades a adaptarem-se a este novo sistema, pois não conseguiam gerir o seu tempo de estudo e de aulas síncronas, tinham ambientes problemáticos em casa, não se conseguindo concentrar ou inúmeras distrações como irmãos mais novos ou dispositivos eletrónicos. Por outro lado, muitos estudantes desenvolveram e melhoraram as suas capacidades intelectuais, visto que tinham mais apoio por parte dos professores para o esclarecimento de dúvidas e estavam num ambiente de maior conforto e segurança, as próprias casas.

No entanto, no ano letivo 2020/2021 as aulas decorrem de forma presencial, embora alguns alunos possam ter de ir para casa devido a situações de risco ou de contágio.

Em todo o país, as escolas elaboraram planos de contingência e de auxílio caso haja risco de infeção por COVID-19. Todos os alunos, funcionários e docentes têm que cumprir certas normas como o uso de máscara em todo o recinto escolar, a desinfeção das suas mãos e mesa, distanciamento mínimo, etc.

Muitos alunos mostram-se radiantes com o regresso às aulas devido a ser um processo de aprendizagem mais facilitado do ponto de vista de muitos, no entanto é sentido um clima de medo e insegurança em todas as escolas.

Manuel Martins, aluno do 11.º ano da Escola Básica e Secundária da Batalha, disponibilizou-se para falar um pouco da sua experiência como aluno durante a pandemia.

Sente-se seguro no meio escolar?

MM- Sim, na escola são tomadas todas as medidas de segurança impostas pela DGS, no entanto sinto-me um pouco desprotegido devido a frequentar os transportes públicos e haver sempre um grande aglomerado de alunos.

Pode me dar um exemplo de uma medida tomada pelos seus professores de modo a reduzir o risco de contágio por COVID-19?

MM- A maioria dos meus professores opta por realizar testes em formato digital para haver menos trocas de papéis, ou então colocam os papéis em quarentena até não haver riscos.

Quais as vantagens das aulas presenciais? E das aulas online?

MM- Nas aulas presenciais consigo estar mais atento, pois não tenho por exemplo o meu telemóvel sempre comigo, logo estou mais focado na matéria dada pelo professor e estou rodeado dos meus amigos, o que me dá mais motivação. Nas aulas online consigo gerir melhor o meu tempo, pois tenho menos horas de aulas síncronas, no entanto senti uma sobrecarga de trabalhos da parte de alguns professores.

Mariana Fonseca,11.ºA


Sem comentários:

Enviar um comentário