terça-feira, 1 de dezembro de 2020

1.º de dezembro - Restauração da Independência


Restauração da Independência de Portugal deu-se a 1 de dezembro de 1640, após 60 anos de domínio filipino, sendo um feriado nacional. Este golpe de estado foi chefiado por um grupo designado de Os Quarenta Conjurados, alastrando-se por todo o Reino. O povo português estava descontente com a governação castelhana e com a sua tentativa de anular a independência do Reino de Portugal, pondo um fim à União Ibérica e à Dinastia Filipina.

Consequentemente, instaurou-se a 4ª Dinastia Portuguesa, conhecida como “A casa de Bragança”, com a aclamação de D.João IV, no entanto esta só foi reconhecida em 1668. O novo rei não foi aclamado como o esperado, pois o povo aguardava o regresso de D.Sebastião.

 D.João IV focava-se na ideia do Quinto Império, tentando relacionar as glórias do passado e vitórias do futuro, estabelecendo uma política externa baseada em alianças com os países inimigos de Castela. A monarquia dual da dinastia filipina terminou com o Tratado de Lisboa em 1668.


Em Lisboa, na Praça dos Restauradores, encontra-se um monumento dedicado à Restauração da Independência Nacional. Aqui é costume comemorar-se este dia com honras de estado. Este ano, devido à situação pandémica em que nos encontramos, as celebrações decorreram de uma forma mais restrita com uma duração de 12 minutos e sem discursos.

Mariana Fonseca 11.ºA


Sem comentários:

Enviar um comentário