quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Dia Internacional dos Direitos Humanos

 


O Dia Internacional dos Direitos Humanos é comemorado mundialmente a 10 de dezembro, tendo como objetivo homenagear o empenho de todos os cidadãos defensores dos direitos humanos e erradicar todos os tipos de discriminação, promovendo a igualdade entre todos os cidadãos independentemente do seu género, raça, religião, etc. A entrega do Prémio Nobel da Paz é realizada nesta data.

    A data em questão foi escolhida para honrar o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, a 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a qual teve como objetivo promover a paz e a preservação da humanidade após os conflitos da 2ª Guerra Mundial que vitimaram milhões de pessoas. A Declaração Universal dos Direitos do Homem enumera os direitos humanos básicos de que todos os cidadãos devem dispor e está disponível para consulta em https://dre.pt/declaracao-universal-dos-direitos-humanos.

    Em Portugal, só a partir de 1998 é que a Assembleia da República reconheceu o valor da Declaração Universal dos Direitos do Homem passando-se também a comemorar esta data a nível nacional.

    Martin Luther King Jr., Madre Teresa de Calcutá, Nelson Mandela, Jimmy Carter, Barack Obama, Malala Yousafzai, entre outras personalidades importantes destacaram-se pelos seus papéis fundamentais no campo da paz mundial em diversas áreas.

    Embora nos últimos anos tenha havido inúmeros progressos a nível dos direitos básicos do Homem, ainda existem muitas violações, tais como o direito à vida, visto que em muitos países há crimes punidos com execuções, a violência excessiva como os ataques terroristas, a escravidão que embora seja ilegal continua afetar milhões de pessoas em especial crianças, os maus tratos e as torturas, os julgamentos injustos e a privação de liberdade arbitrária, a repressão, entre outros.

Mariana Fonseca, 11ºA


Sem comentários:

Enviar um comentário