quinta-feira, 23 de maio de 2013

O Clube no Expresso e na Lisgráfica





No passado dia 4 de abril, os elementos inscritos no Clube de Jornalismo foram até Lisboa, não apenas os da Escola Secundária, mas também os mais novos, da EB2 Dr. Manuel Oliveira Perpétua, que já começam a despertar para a escrita jornalística.


Partimos às 8h:30, rumo à capital num ambiente de agradável convivência.


Por volta das 10 horas chegámos ao nosso destino - o Jornal Expresso, onde fomos recebidos pelo diretor da Revista que nos conduziu até uma sala. Aí explicou todo o processo que envolve a publicação de um jornal, tirou as dúvidas dos alunos e fez uma pequena visita guiada pelas instalações do Expresso – um espaço aberto onde os diretores dos vários cadernos, jornalistas, fotógrafos, editores de imagem e todos os outros intervenientes na elaboração do jornal interagem e realizam as suas tarefas diárias.


Ficámos a saber que este semanário é feito por partes, sendo a primeira delas a Revista que, por vezes, é começada com oito dias de antecedência, contrariamente à capa que é a última a ficar pronta. Muitas vezes tem acontecido a capa ser enviada para a gráfica durante a madrugada de sábado, dia em que sai o Expresso. A grande sustentabilidade provém da publicidade, embora não nos tenham falado em números, foi-nos dito que os anúncios que surgem na página direita da Revista ou do jornal são pagos a“preço de ouro”.


O Expresso tem apostado nas novas tecnologias e hoje além do site da net, também podemos adquirir o semanário no iPad e ter acesso a um infindável manancial de informação, vídeos…


No final da visita, a fome já apertava e, por isso, às 13 horas, dirigimo-nos ao Jardim dos Poetas onde tivemos um almoço agradável. Com falta de tempo e com muita pena acabámos por não conseguir visitar as diversas esculturas que lá se encontravam, mas, como não podia deixar de ser, não partimos sem tirar uma foto de grupo para recordar o momento.


Depois de almoço, como estava programado, fomos à Lisgráfica onde é impresso o Expresso e onde fomos recebidos pelo Eng. Nuno Raminhas, que nos fez a visita guiada e nos explicou os diferentes mecanismos da impressão. Observámos as diferentes fases de impressão, os tanques de tinta, o tamanho exagerado dos rolos de papel… Lamentavelmente as recordações da Lisgráfica ficaram apenas na nossa mente, uma vez que é política da empresa proibir a realização de qualquer registo fotográfico À saída, ofereceram aos alunos e professores algumas revistas de temas variados que, na verdade, nos entretiveram no caminho de volta a casa.


Mas não viemos logo para casa. As professoras acabaram por “ceder” às alunas do 10ºano que tanto “chatearam” e ainda fomos até Belém, onde uns foram em busca dos famosos pastéis de Belém e outros, que preferiram algo mais refrescante, foram até ao Mc’Donalds comer um gelado.


Já de estômago reconfortado, dirigimo-nos ao autocarro e regressámos a Porto de Mós.


Foi realmente um dia bem passado e certamente instrutivo para todos nós.


As alunas do 10º ano querem, sem dúvida alguma, repetir e esperam que para o ano haja mais. Aguardam, certamente, pela próxima visita!


Carolina Antunes, Cintia Lage, Mariana Pereira e Nádia Alves - 10º ano



Aqui vos deixamos a reportagem fotográfica da nossa visita.

Sem comentários:

Enviar um comentário