quarta-feira, 6 de julho de 2016

Os projetos eTwinning no Agrupamento de Escolas de Porto de Mós

Depois de ter sido distinguido com uma bandeira eTwinning resultante dos dois projetos de eTwinning realizados no ano letivo 2014/2015, o Agrupamento de Escolas de Porto de Mós dinamizou sete projetos  no corrente ano letivo. Orgulhamonos, deste modo, de levar os nossos alunos a participar em projetos colaborativos com outros alunos europeus e em promover a aplicação de línguas estrangeiras em contextos reais de comunicação, privilegiando deste modo uma dimensão multilingue e multicultural no processo de ensinoaprendizagem.
O eTwinning é uma ação do “Programa Life Long Learning” da União Europeia e tem como  objetivo principal criar redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, através do desenvolvimento de projetos comuns, com recurso à Internet e às Tecnologias de Informação e Comunicação.
No presente ano letivo foram sete os projetos dinamizados:
·         Jardim de Infância e EB1 da Corredoura – alunos do JI, da EB1 e alunos acompanhados pela Unidade de Ensino Estruturado do Espetro de Autismo: “We are the Earth: education strategies to promote sustainabilty” (https://twinspace.etwinning.net/10997 ) – projeto destinado a promover atitudes mais responsáveis e sustentáveis por parte dos alunos. Países participantes: Portugal, Itália, Turquia, Islândia.

·         Jardim de Infância e EB1 da Corredoura  alunos do JI, da EB1 e alunos acompanhados pela Unidade de Ensino Estruturado do Espetro de Autismo: “Art Weeks – a project of small artists from Bialostok, Nowy Sacz, Porto de Mós, Berlin and Mersin” (https://twinspace.etwinning.net/10186 ) – projeto destinado a desenvolver as competências artísticas dos jovens alunos através dos trabalhos de artistas contemporâneos. Países participantes: Portugal, Polónia, Alemanha, Turquia.

·         Jardim de Infância/EB1 da Corredoura  alunos do JI, alunos acompanhados pela Unidade de Ensino Estruturado do Espetro de Autismo, alunos com Necessidades Educativas de caráter permanente, 5.º B da EB2 Dr. Manuel Oliveira Perpétua:“Seasons4SpecialChildren”(https://twinspace.etwinning.net/11461 ) projeto que pretendeu desenvolver e trabalhar habilidades e prevenir comportamentos que os alunos com necessidades especiais podem apresentar. Os alunos trabalharam as quatro estações do ano, as expressões, desenvolveram competências comunicativas e matemáticas e promoveuse o contacto com a natureza. Países participantes: Portugal, Turquia, Reino Unido, Eslovénia.

·         EB1 do Alqueidão da Serra, S. Bento, Porto de Mós (turmas T5 e T6), Calvaria – turmas do 3.º ano: “Me and the world around me” (https://twinspace.etwinning.net/20306 ) – projeto dinamizado pelas docentes de inglês com o objetivo de promover a utilização da língua inglesa em contextos reais de comunicação e de aumentar a motivação dos alunos para o estudo da língua inglesa. Países participantes: Portugal, Polónia, Finlândia, Itália, Espanha, República Checa.

·         EB1 N.º 1 e EB1 N.º 2 de Mira de Aire – turmas do 3.º ano: “Letters through the Mediterranean” (https://twinspace.etwinning.net/19235 ) – projeto promovido no âmbito da disciplina de inglês com o objetivo de fomentar o gosto pela disciplina e a utilização da língua inglesa em contextos reais de comunicação com outros alunos europeus. Países participantes: Portugal, Espanha, Itália, Turquia.

·         ES de Porto de Mós, Clube de eTwinning: Wir warten auf Weihnachten(https://twinspace.etwinning.net/14106 ) – projeto destinado a celebrar a época natalícia. Países participantes: Portugal, Polónia, Irlanda, Itália, Alemanha, Grécia, Roménia, Estónia, Lituânia.

·         Es de Mira de Aire – 10.º CT:Learn English with apps” (https://twinspace.etwinning.net/16087 )– projeto que incentivou o uso do smartphone para testar e escrever sobre apps destinadas à aprendizagem da língua inglesa. Antes de instalar aplicações no seu smartphone, espreite os comentários feitos pelos nossos especialistas. Países participantes: Portugal (Mira de Aire e Covilhã), Polónia e Turquia.

A comunicação entre os vários parceiros de cada projeto fazse através de um espaço criado para o efeito – o Twinspace – no portal eTwinning Live. Apesar de o diário dos projetos ser público, os professores dinamizadores definem que conteúdos podem ser acedidos nas páginas visíveis para o público em geral e  os conteúdos que apenas podem ser visualizados na área privada do Twinspace, sendo necessárias credenciais de acesso para este efeito.
O projeto internacional eTwinning foi criado para dar às escolas europeias a oportunidade de aprenderem umas com as outras, de partilhar pontos de vista e de fazer amigos. A sua principal finalidade é promover a participação de um número alargado e crescente de turmas em atividades conjuntas com outras escolas europeias, privilegiando a dimensão multilingue e multicultural, no âmbito de todas as áreas curriculares que desejem aderir.

Ao aderir com as turmas a projetos eTwinning, as educadoras e professoras do AEPMOS pretendem deste modo consciencializar os alunos para a importância da diversidade e da tolerância, desenvolver competências sociais e comunicativas, promover a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, motivar os alunos para a aprendizagem da língua estrangeira, promover uma aplicação prática de conhecimentos adquiridos e desenvolver, deste modo, uma maior tomada de consciência cultural e europeia. Os vários projetos eTwinning desenvolvidos têm, além do mais, divulgado as escolas, as localidades onde elas se inserem e o país aos restantes parceiros europeus.




Sem comentários:

Enviar um comentário