Depois de ter sido distinguido com uma bandeira eTwinning
resultante dos dois projetos de eTwinning realizados no ano letivo 2014/2015, o
Agrupamento de Escolas de Porto de Mós dinamizou sete projetos no corrente ano letivo. Orgulhamo‐nos,
deste modo, de levar os nossos alunos a participar em projetos colaborativos
com outros alunos europeus e em promover a aplicação de línguas estrangeiras em contextos reais de comunicação, privilegiando deste modo uma dimensão
multilingue e multicultural no processo de ensino‐aprendizagem.
O eTwinning é uma ação do “Programa Life Long Learning”
da União Europeia e tem como objetivo
principal criar redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias,
através do desenvolvimento de projetos
comuns, com recurso à Internet e às Tecnologias de Informação e Comunicação.
No presente ano letivo foram sete os projetos
dinamizados:
·
Jardim de Infância e EB1 da Corredoura – alunos do JI, da EB1 e alunos acompanhados pela Unidade de Ensino Estruturado do
Espetro de Autismo: “We are the Earth:
education strategies to promote sustainabilty” (https://twinspace.etwinning.net/10997 ) – projeto destinado a promover
atitudes mais responsáveis e sustentáveis por parte dos alunos. Países
participantes: Portugal, Itália, Turquia, Islândia.
·
Jardim de Infância e EB1 da Corredoura ‐ alunos do JI, da EB1 e alunos acompanhados
pela Unidade
de Ensino Estruturado do Espetro de Autismo: “Art Weeks – a project of small artists from Bialostok, Nowy Sacz,
Porto de Mós, Berlin and Mersin” (https://twinspace.etwinning.net/10186
) – projeto
destinado a desenvolver as competências artísticas dos jovens alunos através
dos trabalhos de artistas contemporâneos. Países participantes: Portugal,
Polónia, Alemanha, Turquia.
·
Jardim de Infância/EB1 da Corredoura ‐ alunos do JI, alunos acompanhados pela Unidade
de Ensino
Estruturado do Espetro de Autismo, alunos com Necessidades Educativas de
caráter permanente, 5.º B da EB2 Dr.
Manuel Oliveira Perpétua:“Seasons4SpecialChildren”(https://twinspace.etwinning.net/11461
) ‐ projeto que pretendeu desenvolver e
trabalhar habilidades e prevenir comportamentos que os alunos com necessidades
especiais podem apresentar. Os alunos trabalharam as quatro estações do ano, as
expressões, desenvolveram competências comunicativas e matemáticas e promoveu‐se o contacto com a natureza. Países
participantes: Portugal, Turquia, Reino Unido, Eslovénia.
·
EB1 do Alqueidão da Serra, S. Bento, Porto de Mós (turmas T5 e T6), Calvaria
– turmas do 3.º ano: “Me and the world around me” (https://twinspace.etwinning.net/20306 ) – projeto dinamizado pelas docentes
de inglês com o objetivo de promover a utilização da língua inglesa em
contextos reais de comunicação e de aumentar a motivação dos alunos para o
estudo da língua inglesa. Países participantes: Portugal, Polónia, Finlândia,
Itália, Espanha, República Checa.
·
EB1 N.º 1 e EB1 N.º 2 de Mira de Aire – turmas do 3.º ano: “Letters
through the Mediterranean” (https://twinspace.etwinning.net/19235
) – projeto
promovido no âmbito da disciplina de inglês com o objetivo de fomentar o gosto
pela disciplina e a utilização da língua inglesa em contextos reais de
comunicação com outros alunos europeus. Países participantes: Portugal,
Espanha, Itália, Turquia.
·
ES de Porto de Mós, Clube de eTwinning: “Wir warten auf Weihnachten” (https://twinspace.etwinning.net/14106 ) – projeto destinado a celebrar a
época natalícia. Países participantes: Portugal, Polónia, Irlanda, Itália,
Alemanha, Grécia, Roménia, Estónia, Lituânia.
·
Es de Mira de Aire – 10.º CT:“Learn
English with apps” (https://twinspace.etwinning.net/16087 )–
projeto que incentivou o uso do smartphone para testar e escrever sobre apps
destinadas à aprendizagem da língua inglesa. Antes de instalar aplicações no
seu smartphone, espreite os comentários feitos pelos nossos especialistas.
Países participantes: Portugal (Mira de Aire e Covilhã), Polónia e Turquia.
A comunicação entre os vários parceiros de cada projeto
faz‐se através de um espaço criado para o efeito
– o Twinspace – no portal eTwinning Live. Apesar de o diário dos projetos ser
público, os professores dinamizadores definem que conteúdos podem ser acedidos
nas páginas visíveis para o público em geral e
os conteúdos que apenas podem ser visualizados na área privada do
Twinspace, sendo necessárias credenciais de acesso para este efeito.
O projeto internacional eTwinning foi criado para dar às
escolas europeias a oportunidade de aprenderem umas com as outras, de partilhar
pontos de vista e de fazer amigos. A sua principal finalidade é promover a
participação de um número alargado e crescente de turmas em atividades
conjuntas com outras escolas europeias, privilegiando a dimensão multilingue e
multicultural, no âmbito de todas as áreas curriculares que desejem aderir.
Ao aderir com as turmas a projetos eTwinning, as
educadoras e professoras do AEPMOS pretendem deste modo consciencializar os
alunos para a importância da diversidade e da tolerância, desenvolver
competências sociais e comunicativas, promover a utilização das Tecnologias de
Informação e Comunicação, motivar os alunos para a aprendizagem da língua
estrangeira, promover uma aplicação prática de conhecimentos adquiridos e
desenvolver, deste modo, uma maior tomada de consciência cultural e europeia.
Os vários projetos eTwinning desenvolvidos têm, além do mais, divulgado as
escolas, as localidades onde elas se inserem e o país aos restantes parceiros europeus.
Sem comentários:
Enviar um comentário