quinta-feira, 15 de abril de 2021

A mulher na sociedade atual

A mulher, desde o princípio, foi um ser marginalizado pela sociedade, julgada como sexo frágil. Inferioridade era sinónimo de mulher que, após tantas lutas, vem conseguindo alcançar o seu espaço como cidadã que possui direitos e deveres iguais. Na contemporaneidade, podemos observar “guerreiras” dominando os mais diversos cargos, no entanto, ainda não estão completamente livres de preconceitos e estereótipos. A mulher possui uma função, é parceria na educação do lar, tem direito de escolha, pode opinar em todo o planeamento familiar, entre outros direitos básicos. É esta a mulher da atualidade que continua frágil, todavia, a sua fragilidade não afeta sua potência, e a sua vontade de lutar e vencer. 

O Feminismo é um conjunto de movimentos políticos, sociais, ideologias e filosofias que têm como objetivo comum: direitos iguais e uma vivência humana por meio do empoderamento feminino e da libertação de padrões patriarcais, baseados em normas de género. A promoção dos direitos femininos e da igualdade entre homens e mulheres é uma luta que vem desde o passado. 

O feminismo alterou principalmente as perspectivas predominantes em diversas áreas da sociedade ocidental, que vão da cultura ao direito. As ativistas femininas fizeram campanhas pelos direitos legais das mulheres (direitos de contrato, direitos de propriedade, direitos ao voto), pelo direito da mulher à sua autonomia e à integridade de seu corpo, pelos direitos ao aborto e pelos direitos reprodutivos (incluindo o acesso à contraceção e a cuidados pré-natais de qualidade), pela proteção de mulheres contra a violência doméstica, o assédio sexual e a violação, pelos direitos de trabalho, incluindo a licença de maternidade e salários iguais, e todas as outras formas de discriminação. 

Embora se note um grande avanço a nível da maioria das sociedades, ainda há muitos países onde a “luta” tem de continuar, com a finalidade de todas serem ouvidas e tratadas de forma legítima e equitativa. Nos dias de hoje, os casos de assédio e violação crescem todos os dias, desta forma, deixo-vos um vídeo onde se pode observar o que a maioria das mulheres enfrenta no seu dia-a-dia: 


Em Portugal, a organização comunitária do movimento #NãoPartilhes que surgiu no âmbito de apoiar vítimas de abuso ou assédio sexual online, e para consciencializar o resto da população, tem crescido imenso. Esta organização apoia todo o tipo de vítimas e apresenta testemunhos reais do que muitas mulheres sofrem, assim como diversas soluções e conselhos, deste modo, seguem algumas sugestões de publicações da própria organização que podem ajudar inúmeras pessoas: 


Em Portugal, realizam-se diversos protestos e movimentos democráticos de mulheres, para mais informações sobre esta luta e sobre os mais diversos temas ligados ao empoderamento feminino recomendo a visita do site da Liga Feminista do Porto, seguem também algumas publicações da mesma página onde podemos observar várias “guerreiras” da atualidade:


Em suma, realço ainda que os objetivos de todas as mulheres são válidos independentemente das suas escolhas e por último convido-vos a conhecerem uma artista que se dedica ao empoderamento feminino e à positividade:
 @lainey.molnar no instragram (https://www.instagram.com/lainey.molnar/ ).






Mariana Gameiro, 11.º A










Sem comentários:

Enviar um comentário