sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Dia Mundial da Música

 


O Dia Mundial da Música comemora-se anualmente a 1 de outubro. A data foi oficializada pelo Conselho Internacional da Música, organização não-governamental apoiada pela UNESCO e celebra-se desde 1975.

Os principais objetivos deste dia são a realização de eventos musicais acessíveis a todos os setores da sociedade, a “divulgação da diversidade musical” e também a “promoção dos ideais da UNESCO, como a paz e amizade entre as pessoas, a evolução das culturas e a troca de experiências”.

A música é a “organização de sons com intenções estéticas, artísticas ou lúdicas” que resultam da combinação entre ritmo, harmonia e melodia. Essa combinação “agradável” ao ouvido é, num sentido amplo, a organização temporal entre sons e silêncios e, num sentido mais restrito, a arte de coordenar e transmitir efeitos sonoros harmoniosos, transmitidos através da voz ou de instrumentos musicais. No fundo é uma manifestação artística e cultural de um povo, de determinada região e época.

O certo é que vivemos rodeados de sons e consequentemente respiramos música sem darmos por isso. A ideia de que, para muitos, a música contribui para o bem-estar da humanidade e, consequentemente, para a saúde não é propriamente recente.

Dois grandes nomes da filosofia grega abordaram essa importante associação. Platão dizia que “a música é o grande remédio da alma” e Aristóteles referia que “as pessoas que sofrem de emoções descontroladas, depois de ouvirem melodias que elevam a alma ao êxtase, regressam ao seu estado normal, como se tivessem experimentado um tratamento médico”.3:

Ouvir música pode não ser só um entretenimento. A música pode trazer diversos benefícios para a saúde porque ativa o centro de prazer do cérebro, liberta dopamina e causa uma sensação de bem-estar. Por esse motivo é usada por médicos e terapeutas como tratamento de diversos problemas.

Segundo a pediatra Ana Escobar e a musicoterapeuta Marty Chargas os principais benefícios da música para a saúde são:

-Suscitar o movimento através do ritmo;

-Melhorar a comunicação;

-Criar vínculos entre as pessoas;

-Atenuar a dor;

-Acalmar, relaxar e aliviar a ansiedade;

-Fortalecer a memória;

-Promover o autoconhecimento.



Fábio Pascoal 
(ex-aluno da ESPM)






Sem comentários:

Enviar um comentário