quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

1 de dezembro - Dia da Restauração da Independência



A Restauração da Independência em Portugal comemora-se anualmente no dia 1 de dezembro.

Com a morte do jovem rei D. Sebastião na batalha de Alcácer-Quibir, Portugal enfrentou um problema de sucessão. Após o insucesso do Cardeal D. Henrique no comando da monarquia, Portugal foi regido por três reis: D. Filipe I, II, III (D. Filipe II, III e IV de Castela), durante 60 anos, período que ficou conhecido por Domínio Filipino.

No dia 1 de dezembro de 1640, insatisfeitos com o domínio castelhano, os nobres portugueses invadiram o Paço da Ribeira, em Lisboa e mataram Miguel de Vasconcelos, o representante de Castela em Lisboa, atirando-o pela janela. Nesse dia, o Duque de Bragança, D. João IV, foi coroado e aclamado rei de Portugal, nascendo desta forma a Dinastia de Bragança. Esta independência só foi reconhecida pelos castelhanos 27 anos depois com a assinatura do Tratado de Lisboa.

Sabias que entre 2013 e 2015 foram interrompidas as comemorações do dia da Restauração da Independência?

No sentido de aumentar a produtividade, o governo português decidiu eliminar o feriado de 1 de dezembro. A indignação rapidamente se fez sentir e a comemoração da Restauração da Independência Portuguesa foi retomada como feriado em 2016.

Joana Montez, 9.º B

Sem comentários:

Enviar um comentário