terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Dia da Escrita Manual - 23 janeiro

Escrever à mão não é coisa do passado?

A escrita manual é algo que devemos manter vivo e bem presente.

É importante olharmos para o lado mais “romântico” da escrita à mão – receber um postal carinhoso ou um bilhetinho de amor escrito à mão tem um “sabor” diferente.



A escrita manual também diz muito da pessoa e há quem se especialize na "leitura" da caligrafia, para retirar ilações sobre a personalidade e o comportamento.

Portanto, escrever à mão não é nada coisa do passado!

As vantagens da escrita manual 

Melhora a criatividade

Alguns estudos confirmam que escrever à mão ajuda a expressar ideias mais criativas e a puxar pela imaginação. É também uma forma de fugir da rotina das tecnologias.

Muitos escritores famosos continuam a preferir escrever à mão, como por exemplo, J.K.Rowling, autora dos livros de Harry Potter.

"Escrevo muito à mão, especialmente os primeiros rascunhos", confessou, em 2017, a escritora numa publicação no Twitter, em resposta a uma dúvida de uma fã dos seus livros.

Ajuda a memória

Quando se escreve alguma coisa, é mais provável que nos lembremos dela mais tarde.

Muitos estudantes têm o hábito de escrever quando estão a estudar, podendo vir e obter melhores resultados.

Quando escrevemos à mão precisamos de realizar uma sequência de traços para formar letras e palavras.

Facilita a aprendizagem

Quanto mais escrevermos algo, mais possibilidade temos de apreender essa informação, pois esta processa-se de forma mais profunda no nosso cérebro.

Reduz as distrações

Seguindo a linha de pensamento do ponto anterior, escrever à mão também nos obriga a estarmos mais atentos, sendo uma boa forma de evitarmos distrações e de mantermos o foco no que é essencial.

 Melhora a qualidade da escrita

O processo de escrever à mão coloca-nos mais focados no que estamos a fazer e à medida que vamos rabiscando o texto, melhorando cada frase, vamos tendo uma ideia mais clara da evolução do próprio texto.

Combate a dislexia

A dislexia é uma condição em que existe uma desconexão cerebral que dificulta a aprendizagem, nomeadamente o processo de aprender a ler. Escrever à mão pode ajudar a combater essa dificuldade porque melhora a coordenação mão/olho e outras funções cerebrais.

Por vezes, os terapeutas desafiam estudantes com este problema a escreverem um diário pessoal. Além de ser algo que pode ser divertido, também é uma forma de melhorar a capacidade de aprender a ler e a escrever.

Estimula o cérebro

O processo de escrever à mão está diretamente ligado ao desenvolvimento cognitivo porque estimula e desenvolve o cérebro. Assim, este é "treinado" para várias funções, desde as capacidades motoras finas até ao processamento visual e táctil, e à memória.

É uma excelente forma de promover a aprendizagem nas crianças, pois permite o seu desenvolvimento integral, mas também é uma forma de proteger o cérebro na velhice, retardando o declínio cognitivo associado ao avançar da idade. Isto porque mantém a mente mais ativa e aberta a novas aprendizagens.

Alivia o stress e a depressão

Há estudos que comprovam que escrever sobre experiências stressantes, ou traumáticas, ajuda a ultrapassá-las. É um pouco como "pôr sal na ferida": dói muito na hora, mas ajuda a curar.

Por outro lado, alguns terapeutas incentivam as pessoas a escreverem frases reconfortantes para se mentalizarem, gradualmente, desse bom comportamento, provocando uma mudança de atitude para melhor.

Melhora a leitura

Leitura e escrita estão intimamente ligadas. Assim, quem gosta de ler, costuma gostar de escrever e vice-versa. Portanto, estimular a escrita à mão pode ser uma forma de incentivar a leitura, mesmo sem que se tenha essa intenção.

Em termos imediatos, escrever à mão melhora a capacidade de leitura. E com isso pode vir um interesse mais profundo, e permanente, pelo ato de ler.

 


Sem comentários:

Enviar um comentário