sexta-feira, 14 de junho de 2024

ECOMARCHA DA LIBERDADE - 7.º B e 7.º C ESPM

 


A Liberdade e a Natureza deram o mote para a “Ecomarcha da Liberdade”, realizada no passado dia 6 de junho de 2024.

Os alunos das turmas 7.ºB e 7.ºC, da Escola Secundária de Porto de Mós, no âmbito do projeto DAC, envolvendo as disciplinas de Português, Educação Visual, Inglês, Educação Física, Ciências Naturais e Geografia, percorreram as ruas da vila, em direção ao Catadouro.

No percurso até ao Catadouro, os alunos apresentavam cartazes com “slogans” criados por eles, apelando à preservação do meio ambiente, da fauna e da flora, tendo também, ao longo do trajeto, ocorrido  a declamação de poemas, como «Amor sem tréguas», de António Gedeão, «Ansiedade», de Manuel da Fonseca, e «Os putos», de José Carlos Ary dos Santos, assim  como cantadas eternas canções, como «Uma gaivota», de Ermelinda Duarte, «Canta, amigo, canta», António Macedo, e «Grândola, Vila Morena», José Afonso.

Após uma paragem no Fontanário de Rio Alcaide, chegados ao Catadouro, os alunos observaram a paisagem cársica e a sua morfologia, identificaram a rocha predominante, recolheram sedimentos do rio e observaram o grau de arredondamento. Desenharam, também, após observação do meio envolvente, a bela paisagem de que todos puderam usufruir.

Na despedida, um momento de confraternização, num belo lanche partilhado.

Os alunos consideraram esta atividade como muito enriquecedora.

E porque “ Um cravo vermelho no meu coração” é “símbolo da minha nação” e “Como o vento sopra pelo ar, a liberdade faz-nos sonhar”, nunca é demais lembrar que viver em Liberdade é um privilégio!

Viva a escolha, Viva o sonho, Viva a LIBERDADE!

Uma palavra de agradecimento aos professores que nos prepararam, guiaram e ajudaram, aos repórteres de imagem da turma 10MULT, que registaram momentos que ficarão para a posterioridade, aos pais, que nos permitiram participar nesta atividade, e à Guarda Nacional Republicana, que nos acompanhou e zelou pela nossa segurança.

Obrigada a todos!

 Maria Inês Dias, n.º 18, 7.º C


Sem comentários:

Enviar um comentário