segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Chegou o Dia de Reis


                                            Dia de Reis

O Dia de Reis é celebrado de forma diferente em alguns países, como Espanha, França Portugal, Brasil, entre outros.
Em Portugal e também noutros países, com tradições semelhantes, as pessoas que moram em pequenas aldeias costumam ir cantar as janeiras de porta em porta recebendo, em troca, doces, salgados, ...
Em Espanha é costume as crianças deixarem os sapatos na janela, com erva, antes de dormir para que os camelos dos Reis Magos se possam alimentar e retomar a viagem. Em troca os Reis Magos deixariam doces que as crianças encontram, em vez da erva, após acordarem. A tradição também consiste em comer Bolo Rei, no interior do qual se encontra uma fava e um brinde escondidos. A pessoa que encontra a fava deve pagar o Bolo Rei no ano seguinte.
Na França e também noutros países francófonos come-se a “Galette des Rois” onde também encontram um brinde no seu interior. A galette também costuma trazer uma coroa e quem encontrar o brinde será rei e será coroado.
No Brasil esta tradição é comemorada com festas onde são servidos doces e comidas típicas das regiões. Há ainda festivais com grupo de músicos e dançarinos que cantam músicas referentes ao Dia de Reis.

Sem comentários:

Enviar um comentário