sábado, 3 de janeiro de 2015

Agrupamento de Escolas de Porto de Mós: dinamismo e criatividade


O Agrupamento de Escolas Porto de Mós foi distinguido recentemente com a atribuição de seis Selos de Qualidade Nacional pelo trabalho desenvolvido no âmbito do projeto internacional eTwinning no ano letivo 2013/2014. Os projetos premiados foram “My EU country”, “Say cheese”, Un arbre de Noël à la manière européenne“, “Idioms in pictures”, “Linking Europe” e “VMM”. O eTwinning é uma ação do “Programa Life Long Learning” da União Europeia e tem como objetivo  principal criar redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, através do desenvolvimento de projetos comuns, com recurso à Internet e às Tecnologias de Informação e Comunicação, e que acaba por ser um sinal de recurso a boas práticas e inovação no processo de ensino-aprendizagem.
Os Selos de Qualidade Nacional eTwinning foram, contudo, apenas uma pequena parte dos inúmeros projetos em que o Agrupamento de Escolas de Porto de Mós se envolveu no ano letivo anterior. No âmbito da Coordenação de Projetos do Agrupamento, pode afirmar-se que a dinâmica das escolas que constituem o Agrupamento foi notável. Além de todas as atividades dinamizadas pelos professores dos vários Departamentos Curriculares, da Equipa de Promoção para a Saúde, da Equipa do Plano Tecnológico da Educação, da Equipa dos Recursos Educativos, na qual se encontra a Biblioteca Escolar, foi ativamente promovida a participação dos alunos do Pré-escolar, 1.º, 2.º, 3.º Ciclos e Ensino Secundário e Profissional de todo o Agrupamento, devidamente apoiados pelos respetivos professores, em iniciativas, concursos e projetos locais, nacionais e internacionais, tendo o Agrupamento oficialmente participado em dezenas de iniciativas neste âmbito.
Entre outros projetos, o Agrupamento participou na iniciativa “Parlamento dos Jovens”, tanto no ensino básico como no secundário, e na qual se pretende promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de assuntos da atualidade. O concurso “BP – Segurança ao Segundo” levou os alunos do ensino profissional a refletir sobre práticas de prevenção e segurança rodoviária. Os nossos alunos participaram igualmente em concursos de fotografia nacionais e internacionais e nos quais foram desafiados a desenvolver novos olhares, ângulos, paisagens relativamente à realidade que nos rodeia. A participação da aluna Diana Venda no concurso Nissan “Jovens criadores de histórias ilustradas” fez com que o Agrupamento fosse um dos dez distinguidos a nível nacional devido ao excelente trabalho realizado. As semanas temáticas Fórum Estudante, e que tiveram a participação de alunos de Mira de Aire, sensibilizaram os alunos para questões relacionadas com o desenvolvimento sustentável, levaram os alunos a conhecer associações, cooperativas, mutualidades e fundações em diversas áreas, promoveram o empreendedorismo, a tomada de decisões e o trabalho em equipa.
O Agrupamento participou ainda na campanha de reciclagem “Reciclar é que está a dar”, tendo recolhido uma assinalável quantidade de resíduos recicláveis. As escolas do Primeiro Ciclo participaram também em projetos cujos objetivos foram essencialmente os de consciencializar os alunos para hábitos de alimentação saudável. O concurso “Heróis da fruta – lanche escolar saudável” foi apenas um dos exemplos, tendo os vídeos dos nossos alunos sido divulgados nas páginas oficiais do Agrupamento e no website da entidade promotora. 
Procurando contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de segurança rodoviária, as escolas do Arrimal e Fonte do Oleiro participaram igualmente no projeto Brisa “Primeiro a Segurança”. O Agrupamento, ciente de importância das Tecnologias de Informação e Comunicação, participou ainda nos desafios “Seguranet” e nos quais se ensinaram aos alunos hábitos de segurança na internet, no “Dia da Internet mais Segura 2014”, iniciativa de âmbito internacional, e ainda no concurso “Cineastas Digitais”, estimulando deste modo a capacidade criativa dos alunos, assim como as capacidades de utilização das ferramentas de manipulação e tratamento de vídeo digital. E como nunca é cedo para começar, tivemos ainda a participação do Jardim de Infância da Corredoura no concurso “Artistas digitais” e a participação ativa da Escola de 1.º Ciclo das Pedreiras no concurso “Conta-nos uma história – Podcast na Educação”. Outro dos projetos mais participados foi o campeonato nacional SuperTmatik a Língua Portuguesa, História, Geografia, Francês, Inglês, Matemática e Corpo Humano, campeonato que conta com a participação de milhares de alunos a nível nacional, tendo sido com grande orgulho que vimos alguns dos nossos alunos da Escola Secundária de Mira de Aire a chegar ao top 10 nacional na sua faixa etária. Com o objetivo de promover a escrita criativa e a leitura, os alunos do Agrupamento foram igualmente incentivados a participar nos projetos “Voluntários da Leitura”, no concurso “Faça lá um poema” e no Concurso Nacional de Leitura. Orgulhamo-nos de dizer que uma das nossas alunas do ensino secundário ficou em segundo lugar a nível nacional. O Agrupamento participou igualmente nas Olimpíadas da Filosofia e três dos nossos alunos submeteram candidaturas em inglês no âmbito da iniciativa “2014 Benjamin Franklin Transatlantic Fellow Summer Institute” com o objetivo de ganhar uma bolsa de estudos nos Estados Unidos da América durante as férias do verão.
Como o currículo dos alunos é constituído por diversas áreas de conhecimento, as ciências exatas e experimentais assumem uma das posições de relevo. O Agrupamento participou em iniciativas que visaram a aproximação entre os ensinos secundário e superior, tendo como base os programas de Física e Química e com a parceria do IPL, inscreveu-se na iniciativa “Grandes Aulas”, no “Kanguru Matemático sem fronteiras 2014”, nas Olimpíadas Portuguesas da Biologia Júnior e Sénior e nas Olimpíadas regionais de Física.
A participação em projetos apresenta uma série de vantagens e tende a favorecer a motivação e o interesse dos alunos nos conteúdos letivos. Favorece, igualmente, a aplicação de conhecimentos adquiridos, a interdisciplinaridade, o trabalho em equipa, a iniciativa, a criatividade, as relações interpessoais, a tomada de decisões, a autonomia, a resolução de problemas, entre outros.

A participação do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós em tantas iniciativas é reveladora do dinamismo dos seus professores e da preocupação em estimular o desenvolvimento e a promoção das competências e capacidades dos seus alunos. Aos projetos atrás mencionados juntam-se ainda dezenas de outras iniciativas promovidas pelos vários departamentos curriculares ao longo de todo o ano letivo, e demonstram de forma clara o empenho do corpo docente em proporcionar atividades diversificadas e promotoras da aprendizagem aos alunos do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós.

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