quinta-feira, 2 de julho de 2015

CLUBE EUROPEU - GONÇALO CADILHE EM PORTO DE MÓS


No âmbito das comemorações do Dia da Europa - 9 de maio e do desenvolvimento do projeto « Viagens - entre a realidade e o sonho», o Clube Europeu da Escola Secundária de Porto de Mós organizou  uma exposição  que esteve patente no recinto escolar e convidou  Gonçalo Cadilhe para um Encontro com os alunos, no dia 14 de maio.
Portugal ficou a conhecê-lo em 1992 quando publicou a sua primeira reportagem de viagens, na revista Grande Reportagem de Miguel Sousa Tavares. Em 2002, ele iniciou uma viagem à volta do mundo, percorrendo trinta e oito países, durante dezanove meses, e publicando crónicas semanalmente no jornal Expresso.
De então para cá, Gonçalo Cadilhe tem continuado a publicar textos, livros na Imprensa nacional e a realizar documentários para a Televisão portuguesa, tendo vencido a primeira edição do Prémio de Jornalismo de Viagens, em 2011.
Atualmente, aos muitos livros que tem publicado, fruto das viagens que efetuou, junta um projeto de autor denominado – Um Dia na Terra.

A sessão que decorreu na Escola Secundária de Porto de Mós desdobrou-se em várias atividades, preparadas pelos alunos do 8º ano, desde a declamação do poema Pedra Filosofal de António Gedeão , à apresentação oral da biografia do convidado e de uma mala de viagem seguindo os seus conselhos até a um momento musical “Wonderwall” dos Oasis , tudo pareceu contribuir para o incentivo ao sonho  e o embarque para esta “viagem”.
A primeira sugestão deste viajante profissional  foi a descoberta de outras realidades e hábitos de vida , tendo por base uma mostra fotográfica intitulada «As casas do Gonçalo pelo Mundo».
Foi um momento único para conhecer as histórias deste escritor e para “viajar” por diversos países e culturas de todo o mundo. Esta aventura teve como destinos as Filipinas, a Polinésia Francesa, a Indonésia  (ilhas de Mentawai), a Namíbia (Fish River Canyon),o Mali (Falésias de Bandiagara), etc.
Também, ficámos a conhecer o modo de vida de um divertido africano, proprietário de uma singular pensão, em que os clientes dormem no terraço ao ar livre, debaixo de um mosquiteiro.
De seguida, num ambiente informal e de diálogo, o convidado respondeu às questões dos alunos, destacando a importância do Ser em detrimento do Ter, do papel da escola na educação dos jovens e do respeito pelas culturas dos outros povos.


A extraordinária capacidade de viajar pelo mundo profissionalmente e de comunicar de uma forma direta e divertida deste convidado tornaram este encontro num momento ímpar e único, em que se fez a apologia da amizade, da partilha e do respeito pela dignidade humana.







Sem comentários:

Enviar um comentário