terça-feira, 24 de maio de 2022

Exposição: Romantismo



Está patente, à entrada da Biblioteca Escolar, a exposição «Baú do Romantismo», sobre aquele que é um dos mais importantes movimentos culturais da História, com tal preponderância e influência que, ainda hoje, continua a alimentar os mitos de amor do nosso tempo.
Este projeto foi enquadrado no estudo das obras Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett, e Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco e, em cada baú (símbolo de intimidade que remete para a noção de tesouro, não apenas de natureza material, mas também afetiva ou espiritual), constam poemas de Folhas Caídas, cartas de Simão e Teresa, palavras intemporais de Manuel, Madalena e Maria, reproduções de quadros dos principais pintores, enfim, memórias que desvendam sonhos.




Os visitantes têm a possibilidade de realizar uma “viagem” ao passado e explorar algumas das magníficas obras do Romantismo, nas mais variadas formas de expressão artística e cultural, como a literatura, a pintura, a música, entre outras.
Os trabalhos que constituem a exposição foram realizados pelos alunos do 11.º ano, das turmas A e B, no âmbito da disciplina de Português.
Esta foi uma forma criativa de operacionalizar alguns dos descritores contemplados nas Aprendizagens Essenciais de Português de 11.º ano, no domínio da Educação Literária: «Contextualizar textos literários portugueses dos séculos XVII ao XIX de vários géneros em função de grandes marcos históricos e culturais», «Reconhecer valores culturais, éticos e estéticos manifestados nos textos» e «Desenvolver um projeto de leitura que revele pensamento crítico e criativo, a apresentar publicamente em suportes variados».




Segue-se o Realismo/Naturalismo e o desafio está lançado!
Em breve, apresentaremos aqui uma atualização desta informação, com a divulgação dos novos trabalhos elaborados pelos nossos colegas do 11.º C.
Até breve!
 
Pedro Vieira e Rodrigo Morgado, 11.º A 


Sem comentários:

Enviar um comentário