terça-feira, 31 de maio de 2022

Saída de Campo no PNSAC

 


No dia 17 maio, os alunos do 11º A do Curso de Ciências e Tecnologias, realizaram uma saída de campo no âmbito das disciplinas de Biologia e Geologia e de Educação Física. O percurso abrangeu as zonas da Valicova, Serra Galega e Catadouro, pertencentes ao Parque Natural das Serra de Aire e Candeeiros (PNSAC).

Ao longo da manhã, foi possibilitado aos alunos atividades de exploração da Natureza, apreciar as paisagens, a observação in loco de afloramentos de rochas calcárias do Jurássico, como é o exemplo das imponentes Penas da Valicova, bem como a fauna e flora que caraterizam a região. Desta forma, puderam colocar em prática os conhecimentos teóricos aprendidos nas aulas, relativos ao ambiente sedimentar, tendo tido a oportunidade de treinar a orientação e efetuar a medição da direção e inclinação dos estratos calcários, da estimativa da sua dureza e, inclusive, o testemunho dos fósseis do Mesozoico existentes.




No que diz respeito à grande biodiversidade do PNSAC, foi proporcionado ao grupo o contacto com algumas espécies de plantas da região e a sua classificação taxonómica com recurso a uma APP, tais como a rosa albardeira, orquídeas selvagens e ervas aromáticas (alecrim, tomilho…). No Catadouro, foi visível um pequeno afloramento calcário e o canhão fluvio-cársico, tendo sido feita a recolha de água para posterior estudo no laboratório. Aqui, foram observados anfíbios em diferentes estádios de metamorfose (ovos, girinos e adultos).




Com efeito esta atividade, mostrou-se uma experiência enriquecedora e promotora de uma aprendizagem completa e interativa.

11º A

Sem comentários:

Enviar um comentário