segunda-feira, 23 de maio de 2022

Visita de estudo a Estremoz

 


No passado dia 26 de abril, as turmas do 11.º ano da disciplina de Biologia e Geologia do curso de Ciências e Tecnologias deslocaram-se a Estremoz no âmbito da componente de Geologia. Os alunos visitaram uma pedreira de mármores e o Centro de Ciência Viva de Estremoz.

Na parte da manhã, os estudantes dirigiram-se ao local da extração da rocha metamórfica, onde foram acompanhados por um geólogo que lhes deu a conhecer o contexto geológico da formação do anticlinal de Estremoz. Após isto, foram até ao Centro de Ciência Viva, que se localiza no antigo Convento das Maltezas, onde observaram a execução de duas experiências que simulavam a génese de dobras e falhas, bem como a origem de cadeias montanhosas em zonas de convergência de placas.

Na parte da tarde, assistiram a uma exposição interativa designada por “Terra - Um Planeta Dinâmico”, que contém diversas atividades com as quais os alunos interagiram, entre as quais a formação do planeta Terra, a sua constituição, o seu satélite natural e muitos outros fenómenos geológicos que neste ocorrem.



Todas as atividades contribuíram para a consolidação dos conteúdos da componente de Geologia do 10.º e 11.º anos, assim como a exploração de novos cenários de forma a desenvolver o sentido de interpretação dos estudantes, provando-se mais uma vez útil como forma de preparação para o Exame Nacional de Biologia e Geologia.

Agradecimentos:

Os alunos presentes na visita de estudo agradecem todo o empenho e a disponibilidade dos profissionais do Centro de Ciência Viva de Estremoz, bem como o dos professores organizadores e acompanhantes que tornaram este dia possível e inesquecível.

Os alunos do 11.º A (turno 2)


Sem comentários:

Enviar um comentário